Sunday, May 18, 2014

Templos

Tem tantos templos bonitos lá na Índia. Mas também há tantas regras antes de entrar nos templos que as vezes se brocha. Por exemplo em alguns templos no Assam, a minha cidade, entrada de mulheres é proibida, em alguns tem-se que tirar seus sapatos e deixa-los na entrada, em alguns não se pode entrar com calça ou roupa ocidental. Tem-se que se vestir religiosamente. As vezes enche saco meso.É por isso que eu nunca quis entrar nos templos e como via essa cultura atrasada desde a minha infância eu perdi a vontade de visita-los também.

A minha religião é Vaishnava, um ramo da religião Hindu.O Mahapurush Srimanta Shankardeva foi o pioneiro que tomou o maior papel em crescimento dessa religião no Assam. Ele criou uns teatros chamados "Ankia Naat" que diziam as coisas sobre lord Krishna. Até lá não tem problema. Problema é que nesses teatros,as mulheres não puderam tomar nenhum papel. Os papeis das mulheres foram tomados por homens vestindo "saari". Uma viadagem. Eu não sei por que as mulheres foram negadas nos teatros criados por uma pessoa tão grande e valioso. Até o nome dado  para ele  "Mahapurush" que significa "mais que homem". Então desde que ele espalhou a religião no Assam, junto com a religião ele também espalhou machismo. E pena que as mulheres nunca repararam isso e nunca reclamaram e aceitaram o que ele ensinou sem levantar nem uma pergunta. Até hoje se eu perguntar a minha mãe por que as mulheres não podem tomar papel nas "Bhaona"s, o teatro, ela não vai ter poder me explicar. Simplesmente ela me dirá que "não pode". Mas não sabe "não pode" por quê?

Nos templos no Assam, eu vejo que os homens fazem os trabalhos religiosos tipo cantar as mantras e as outra coisas. E na hora de servir comidas eles ficam sentados nos seus lugares e as mulheres servem-os comidas ou "prasada" (comida religiosa servida apos um ritual). É muito raro vê-se os homens servem comidas. Assim os trabalhos foram divididos por sexos desde a criação da nossa cultura. E agora as raízes do machismo é tão profundas que é muito difícil derruba-los.

No comments:

Post a Comment

faz fofoca aqui.