Monday, June 2, 2014

Atithi devo bhav


Na Índia há um ditado “Atithi devo bhav” que significa que o visitante na sua casa é deus.  A frase significa a relação entre o visitante e o hospedeiro. Essa mantra é ditada numa das “Upanishad”s  da Índia. Os Upanishads  são tipo livros que contêm os conceitos inicias da religião Hindu. Nos dias antigos as pessoas não viajavam por causa de problemas em viagens tipo não tinha meio de viagem e o povo tinha que andar a pé, problemas de animais selvagens quando tinha que passar nas florestas e um monte de problemas assim. Então, só as pessoas corajosas viajavam e receber e hospedar este tipo de pessoas era tipo orgulho. Neste contexto, o Upanishad disse que “Atithi devo bhav”.

Mas agora nessa época não vale essa frase. Tudo mundo tem meios de viajar. Pelo que eu vi só o povo do meu estado segue essa frase bem fortemente até hoje. Nas cidades grandes da Índia tipo Mumbai, Nova Delhi o povo não segue essa mantra. Porque ninguém tem tempo para cuidar de outros. E por isso que quando eu morava em Mumbai e dizia para o meu pai que eu nem  conhecia o vizinho do nosso apartamento , ele ficava surpreendido. E também quando as pessoas do Assam, o meu estado viajam para outras cidades grandes da Índia e após voltar elas sempre reclamam que o povo de cidades grandes não é amigável como  do Assam.


A situação do povo do meu lugar é assim. Em qualquer dia, em qualquer hora aparecem os visitantes na casa sem avisar. Depois, o hospedeiro trata-nos com comidas, bebidas e às vezes tem alguns caras de paus que ficam até o jantar. Eu sempre via essa cena quando eu morava no meu lugar. Os visitantes vêem só para conversar umas bestas e a maioria vêem para nossa casa para pedir dinheiro do meu pai. Então como eles podem ser “deus”. Ao contrário, eles são réus. 

No comments:

Post a Comment

faz fofoca aqui.