Friday, June 20, 2014

Pamonha

Todas as pizzas têm a mesma base. Só varia as "toppings" e de acordo com isso varia os nomes de pizzas. Da mesma maneira, as músicas de Salvador têm a mesma base de pagode. O que varia são os instrumentos. Por exemplo,na época de carnaval, a presencia de instrumentos por exemplo "surdo","tan-tan" etc nas músicas é dominante mas a base de pagode sempre é persistente. Da mesma maneira na época de São João, vê-se a dominância de Triângulo,Sanfona,Tambor e Zabumba nas músicas enquanto a base de pagode fica intata.

Falando de São João, agora já estamos na época desta festival. Bom, pelo que eu vi não tem graça deste festival na cidade. Aliás não há comemoração nas cidades. Só rola festa de pagode no nome de São João. Por isso que a cidade fica vazia neste festival porque todo mundo viaja para o interior da Bahia pare ver o verdadeiro festival de São João.Bom, eu adorei esse festival também quando vi na primeira vez no ano de 2010. No ano de 2011 também teve uma comemoração desse festival na minha empresa. Foi super legal. Tinha dança,comida boca livre e muito mais. Pena que este foi a última festa de São João na minha empresa e depois nunca mais vi. Que pena! Também adoro as comidas desse festival. Adoro pamonha. Mas que pena que a última vez que eu comi pamonha foi no ano de 2011. Porque tinha um restaurante chamado "João Dourado" no prédio onde tem a minha empresa. Lá tinha pamonhas de vários sabores tipo pamonha de carne seca,pamonha de carne do sol,pamonha de linguiça. Era delicioso. Depois o restaurante faliu e a minha festa de pamonha acabou. Depois nunca mais achei pamonha perto de onde eu trabalho ou onde eu moro. As vezes vejo um menino na rua perto do meu trabalho vendendo pamonha mas eu morro de nojo ao vê-lo vendendo porque ele coloca as pamonhas numa caixa de plástico e ele deixa-o no chão onde o povo mija.Como eu já disse em algum lugar do meu blog que ser baiano de verdade é mijar na rua.


No ano de 2011 e 2012, tinha  festas de São João numa praça perto de onde nós moramos. Adorei. Tinha fogueiras, tinha forro,tinha drinques mas menos pamonha. Tinha foguetes e nós jogamos uns também.Humm até agora estua na busca de pamonha autêntica.

No comments:

Post a Comment

faz fofoca aqui.