Saturday, February 13, 2016

Filme no ar livre

O primeiro filme no cinema da minha filha foi quando ela tinha 3 anos e pouco, se não me engano foi no mês de junho do 2015. O filme foi Minions. Ela simplesmente adorou. Eu pensava que ela ia dar problema tipo chorar na sala, ou fazer cocô ou encher saco. Mas ao contrário foi uma surpresa, ela se comportou simplesmente como uma mocinha educada.

Comprei pipoca e lhe dei e ela ficou sentada no assento e assistindo o filme inteiro sem encher saco. No inicio quando passava as propagandas, o som era alto e ela me perguntou, "Cade o controle para diminuir o volume ?". Depois me falou para comprar uma tela gigante para assistir filme em casa. Eu fiquei simplesmente rindo. Isso foi o primeiro filme dela.

Depois o segundo filme no cinema foi no Maceió. Aliás a gente não foi para Maceió para assistir filme. Quando a gente estava no Maceió , estava chovendo para caramba e não deu para fazer nada , então estava no cinema para aproveitar algo. O filme foi "Divertidamente", e talvez ela não entendeu nada mas gostou o filme. Depois ficou me contando sobre as bolas coloridas.

Depois o terceiro filme no cinema foi Hotel Transylvania 2. Até eu gosto desse filme e assisti o primeiro no cinema sozinho após trabalho. Nesta vez ela foi com a turma da escola dela. Depois ela ficou me contando sobre os monstros que ela viu no filme.


Bom, quando eu era criança, tinha quatro ou cinco salas de cinema na minha cidade. E depois fechou um por um e hoje em dia só existe um lá na minha cidade. É uma pena. Se eu não me engano o meu primeiro filme na sala de cinema foi "Bordoisila", um filme Assamese (a minha língua). Eu tinha cinco ou seis anos e era chato para caramba. Toda hora pedia a minha mãe que queria sair, e o filme era chato. A minhã mãe só tentava me acalmar assim, "Vai acabar logo, espere um pouco mais". Talvez isto foi o primeiro e o último filme que eu assisti com a minhã mãe e o meu pai. Nunca mais assisti filmes com eles desde aquele ano.

Quando fiquei um pouco maior, eu ia para shows de cinema exibidos num Tea Estate ( fazenda de chá) perto da nossa casa. Lá quase sempre tinha esses shows para os trabalhadores de fazenda nos fins de semanas. Lá não tinha sala tipo vê-se nos shopping. Montava uma cortina branca gigante num espaço livre no meio da fazenda, montava umas caixas de som e todo mundo esperava escurecer para ver os filmes. A noite, todo mundo levava colchão ou cadeira ou as vezes folha seca de bananeira ou quem tinha pressa pegava alguma folha de árvore selvagem. Todo mundo esperava o técnico colocar filme na maquina. Também via uns estantes pequenos para vender álcool local ( que vai te matar com certeza se beber muito), uns salgados podres, ou fritos. Quando o técnico demorava para colocar filme , o povo gritava. O povo era baixo astral porque a maioria era os trabalhadores quem viviam trabalhando nas fazendas de chá e a maioria não tinha educação ou não queria estudar. Raramente via algum quem era um pouco "alto" astral, talvez eram os gerentes deles ou lideres. Os filmes que eles colocavam eram filmes velhos do Bollywood, raramente via algum filme novo. Quando passava música ou dança os bêbados dançavam para caramba até cair no chão. Os shows duravam a noite inteira até amanhecer. As vezes as fitas dos cassettes rasgavam e o povo gritava e reclamava e queria brigar com o técnico. Para consertar, o técnico teve que cortar uns pedaços da fita e colocava de novo na máquina e todo mundo ficava feliz. Até as vezes rolava umas paqueras entre os jovens. Também acontecia uns pequenos incidentes tipo a mulher de um rapaz fugiu com outro cara enquanto assistia filme, ou talvez uma coceira terrível no bumbum quando pegava folha bruta de árvore selvagem para sentar no chão. O mundo pequeno, o povo pequeno, e a felicidade nas coisas pequenas...


E eu fui nesses shows. Era uma experiência inesquecível.  Mas depois o meu pai não me deixava muito ir porque quase sempre tinha brigas e as vezes até morria gente nas facadas. Enfim, assistir filme sempre foi uma coisa legal, tanto na cinema com ar, quanto no ar livre.


Minions. O primeiro filme no cinema da minha filha.

Um Tea Estate no meu estado (Assam)

Eu baixei essa foto da internet só para dar uma visão sobre "filme no ar livre". 

No comments:

Post a Comment

faz fofoca aqui.