Saturday, March 5, 2016

Sendo independente.

Quando era criança , a gente não tinha empregada em casa. Nem hoje tem porque é difícil de arrumar alguém confiável lá onde eu nasci e cresci. Então, desde a minha infância, os meus pais ensinavam nos para ser independente nos trabalhos de casa. Desde que eu sei falar, eu sei lavar prato e varrer a casa.

Para incentivá-nos para lavar pratos, o meu pai dava para min e para a minha irmã os pratos próprios e a regra era para usar só os pratos próprios. Se não me engano, eu tinha dois pratos, dois copos de beber água e seis potes pequenos para colocar curry etc. Então, sempre depois de comer tinha que lava-los se não ficaria sem pratos e copos. As vezes eu ficava com preguiça de lavar pratos e queria roubar os pratos da minha irmã e ela chorava e meu pai me dava umas tapas.

Eu não tinha meu quatro próprio quando era criança. A gente morava numa casa pequena para caramba e só tinha uma sala de estar,um quatro, cozinha e um banheiro. O meu pai converteu o banheiro a um quatro para eu estudar e deixar as minhas coisas. Naquela época eu tinha cinco ou seis anos. O quatro (que era banheiro) era pequeno e só cabia uma mesa pequena e uma cadeira e uns brinquedos(queria dizer meus ferros velhos que catava nas casas dos amigos). Então, o meu pai me obrigava a varrer o meu próprio quatro todo dia.

Quando tinha 14 anos, a gente mudou para outra casa e eu tinha o meu próprio quatro grande. E antes de ir para escola e sempre varria o quatro, arrumava minha cama, minha mesa. Foi uma experiência e educação ótima que até hoje agradeço aos meus pais para me ensinar ser independente.

Seguindo a mesma educação, eu também estou tentando educar a minha filha para ser independente. Nunca deixo ela deixar o quatro dela bagunçado. Lhe peço sempre para dobrar a roupa quando trocar e colocar na gaveta direitinho. Lhe peço para varrer a sala se ela sujar, lhe peço sempre para arrumar as bonecas que joga na sala. Se ela negar, não levo para brincar. E funciona sim. Hoje em dia ela sabe dobrar a roupa, arrumar bagunça e colocar as bonecas nos lugares próprios. Me sinto orgulhoso.

Amem !!!

No comments:

Post a Comment

faz fofoca aqui.