Tuesday, December 22, 2015

Silêncio absoluto

O quarto mais silencioso existe nos EUA no Orfield Laboratories em South Minneapolis. Uma pessoa normal não aguenta ficar mais que 45 minutos dentro dele.Dentro dele ouve-se seu próprio som do coração batendo,o som da sua alma, sua respiração,som da barriga, até o barulho imperceptível das suas orelhas.O quarto deixa um humano alucinado e deixa-o doido.Eu me lembro em algum artigo que nos EUA esse tipo de quarto de silêncio absoluto foi usado para torturar os prisoneiros.

Quando eu estava na minha casa em Jorhat, nas noites eu quase me senti assim. Estava em casa no mês de Dezembro, na época de inverno. E no inverno na minha cidade faz menos que 9 graus de noite. Quando estava na casa eu raramente via o sol. Após três da tarde já ficava meio escuro e após quatro e meia já era noite. Não tinha muita gente na rua na frente da nossa casa. Aliás não existia nem um barulho. Comparado com Salvador, lá não tinha nem um barulho. Só as vezes passava uns carros e nada demais. Não existe essa cultura de pagode, nem existe essa cultura de colocar música em alto som. Então silêncio para caramba.

De noite após nove horas fechava tudo. A rua na frente da nossa casa virava um cemitério. Não tinha postes de luzes na rua, então ficava escurão. Até se eu precisava sair , era obrigatório levar uma lanterna,se não pisaria no cocô de vaca ou cairia no esgoto.Também no inverno, o nevoeiro estava tão denso que não dava para ver uma pessoa numa distância de um metro. Escuridão total.

O povo dormia cedo porque não tinha nada para fazer de noite. Não é como aqui onde tem shoppings, cinema,putas, bares etc para se divertir. Todo mundo dormia cedo para acordar cedo para aproveitar o dia. Eu também fazia isto. Pelas nove da noite eu já terminava o meu jantar e sentava na frente da televisão. Assistia uns filmes de Bollywood e logo dormia. De noite não escutava nem um barulho. Só ouvia uma coruja as vezes numa árvore perto do meu quarto. As noites ficavam tão silenciosas que as vezes eu ouvia a minha própria respiração, o som do meu coração,e até as vezes ficava com medo. As vezes me dava algum tipo de depressão, eu não sei como explicar mas ficava muito triste. Eu acho que por isso que acordava pelas 4 de manhã porque não aguentava o silêncio absoluto.

Agora quando voltei para Salvador, estou sentindo saudades de lá. Sentindo saudade do silêncio.Aqui nunca vou ter uma oportunidade para sentir aquilo que senti na minha casa.



O céu pelas 20:00 horas. Tirei quando estava na varanda.

A vista na frente da nossa casa. Na frente em baixo dessa árvores tem a rua principal.

A vista atrás da nossa casa.

A vista ao lado esquerdo da nossa casa.A rua principal em qual um tuk-tuk estava passando.



No comments:

Post a Comment

faz fofoca aqui.