Thursday, December 19, 2013

Ano Novo

O Natal está chegando.Quando eu era criança nem sabia o que ele era. Lá na Índia, nós chamamos natal como X-mas ou Christmas. Então, para nós o x-mas era só um feriado. Como não tinha muita gente católicas ou nenhum onde eu morava , então não sabia o que ele era. Também como não tinha televisão , não dava para ver. Então em resume o natal era nada mais do que um feriadão no meu local.

Mas depois de natal, vem ano novo e depois de ano novo vem o Magh Bihu. Então, começava um ambiente de festa e comemoração. Bom, eu acho que eu já escrevi sobre Magh Bihu em algum post anterior. Então, não quero escrever mais sobre isso. Queria escrever só as comemorações de ano novo.


Meu pai sempre falava para mim e minha irmã para acordar cedo no primeiro dia do ano. Ele falava que quem acordava tarde no primeiro dia do ano, no ano inteiro ele/ela acordaria tarde e ficaria um preguiçoso/a. Então seguindo as dicas, eu e minha irmã acordavam pelas cinco de manhã e saiam para andar na rua. Sempre faz frio em dezembro lá na minha terra. Nós andávamos na rua e falavamos "subho nobobarkha" (feliz ano novo) para quem nós encontrávamos. Depois na volta a casa, a gente fazia cartões de mensagens de ano novo para os amiguinhos/as. Minha mãe trazia papel para fazer os cartões. Eu e minha irmã procuravam algumas fotos de flores ou outra coisa fofa nas revistas  e desenhavam e faziam cartões. Depois íamos para casa dos amigos e trocávamos cartões. Meu pai ensinava umas palavras em Inglês para escrever em cartões alem de escrever na minha língua. Ele ensinava para escrever em Inglês assim, "Wish you a very happy and prosperous new year"( Te desejo um feliz e próspero ano novo). Eu colocava essa frase em todo cartão. E uma vez eu esqueci a palavra "prosperous" e coloquei "phosphorus" (fósforo) e ficou engraçado. Mas acho que ninguém entendeu porque raramente o povo falava e entendia Inglês na minha terra naquela época. Só depois o meu pai descobriu isso e riu.



Sempre ficava feliz na véspera de ano novo porque fazíamos piquenique. Tinha um rio perto de onde nós moramos e sempre fazíamos piquenique ao lado do rio na arreia. Para arrumar o piquenique , tivemos que arranjar dinheiro. Então as crianças quem iriam participar no piquenique faziam um grupo pequeno de duas pessoas para arranjar dinheiro. Eles iam para casa dos participantes e arrumavam dinheiro. Alem de dinheiro, eles(os pais dos participantes) davam arroz, óleo, vegetais de fazendas e lenha. Pegávamos colchões, lenções , cadeiras , mesas qualquer coisa para o lugar do piquenique e arrumávamos bem o lugar. Fazíamos comidas boas e bem simples e comíamos com muita felicidade. Enquanto umas pessoas cozinhavam , as outras jogavam cricket na arreia. Depois eles voltavam para tomar conta da cozinha e os cozinheiros jogavam cricket na arreia. Depois de comida ficar pronta , tudo mundo ia para nadar no rio enquanto um ou dois ficavam perto da comida para proteger dos cães.

Assim nós comemoravamos o ano novo :)

No comments:

Post a Comment

faz fofoca aqui.