Tuesday, February 4, 2014

Saraswati Puja

Saraswati é a deusa de educação,música,arte e conhecimento na mitologia indiana.Ela é uma parte da trindade Saraswati,Lakshmi e Parvati. Essas três deusas ajudam a trindade Brahma, Vishnu e Shiva na criação,manutenção e destruição do nosso universo.

Ela é associada à água fluindo como um simbolo de conhecimento que sempre flui. Ela é simbolizada como uma mulher bonita para incorporar o conceito de conhecimento. Ela possui quatro braços e ela é descrita se vestindo num sari branca e sentada-se numa flor de lótus ou numa cisne.

Na época de escola na minha cidade Jorhat , a Saraswati puja sempre foi um festival grande para os jovens. Na escola sempre nós comemorávamos a puja com muita empolgação. Trazíamos estatua da deusa e montávamos numa área. O festival cai mais ou menos na primeira semana do mês de Fevereiro de todo ano. O ponto principal da empolgação era que todas as meninas usavam roupas muito bonitinhas nesse dia e desfilavam nas ruas. E nós tarados se juntavam em cantos de ruas e olhavam para elas. Eu estudei na escola de meninos. Em outras palavras só estudei com meninos. Há escolas na Índia especialmente para meninos e para meninas. Então, nesse dia as meninas de outras escolas visitavam nossa escola e tudo mundo ficava empolgado para vê-las. Também nós íamos para escola de meninas para vê-las. Uma vez eu fui com uns colegas para uma escola de meninas e umas meninas me ridicularizou e falou que eu estava parecendo com uma garota. Eu nunca teve barba e nem bigode e por isso eu tive que enfrentar essa humilhação.

Na época da graduação, no Gujarat pelo menos eu estava na faculdade onde ambos os sexos estudavam juntos.Mas morávamos nos hosteis separados. No dia da puja as meninas vinham para visitar as pujas comemoradas nos hosteis de meninos também. Então ficávamos empolgados por isso. Quando as meninas entravam no hostel, os meninos gritavam "ebaaaa, é um, dois , três, entraram 10 meninas".

No comments:

Post a Comment

faz fofoca aqui.