Sunday, April 13, 2014

Bohag Bihu

Eu já escrevi sobre o Bihu, nosso o maior festival no Assam. Tem três Bihus. Primeiro é o "Magh Bihu", depois o "Bohag Bihu" e o terceiro é o "Kati Bihu". Eu já escrevi sobre o "Magh Bihu" em Janeiro porque ele cai no mês de Janeiro. Também escrevi sobre o incidente de um cara de pau que jogou um machado para mim e eu quase morri. Bom, agora no mês de Abril cai o segundo bihu chamado "Bohag Bihu" or "Rangali Bihu". "Rang" significa cor ou diversão. Então esse bihu é para ter diversão e danças.

Bom, queria falar um pouco por que ele é chamado "Rangali" bihu. O "Bohag" é o mês assamêse quando o povo de lá começa a trabalhar nas fazendas de arroz e várias. Então para ter um fruto muito bom no futuro , tem que começar tudo com mentes tranquilas e felizes. Por isso nós comemoramos-o com muita diversão e danças para dar nossos espíritos uma força gigante para trabalhar com mentes felizes nas fazendas.

Usamos bois nas fazendas. Então temos que cuida-los também. Por isso o primeiro dia do Bohag Bihu é chamado "Goru Bihu". O dia é dedicado para os bois e vacas. Nesse dia, pegamos os bois e vacas para um lugar ou um rio e lavamos-os. Fazemos umas coisas que parecem com espetinhos aqui no Brasil. Mas em vez de carnes e frangos colocamos pedaços de berinjela,pepino e muitas coisas que eu nem sei os nomes. Então apos dar banho neles , jogamos os pedaços de vegetais neles e cantamos assim

Lau kha, bengena kha , bosore bosore barhi ja .
Mar horu baper horu toi hobi bor bor goru.

O significado é assim,

Come melancia, come  berinjela , cresça todo ano.
Sua mãe é pequena,pai é pequeno e você seja grande vaca.

É. Coisas bem simples assim. E os bois ficam correndo atrás dos pedaços para comer e também eles ficam com muito medo porque essa situação para eles é inesperada.

Depois de Goru Bihu, o segundo dia é o bihu de humanos. Nesse dia, mostramos respeito para os adultos da família e demos "Gamusha" um pano bem tradicional do meu estado. Temos comidas como sira-pitha,jalpaan, til-pitha etc sobre quias eu já escrevi no meu post anterior do Magh Bihu. Nesse bihu tem dança e isso é chamada "Husori". Em outras palavras "husori" é um grupo de pessoas que vai para casa das pessoas da localidade para cantar e dançar nos quintais. Mas agora nessa época nunca mais vi esse husori. Ninguém tem tempo para fazer isso. Agora vê-se husori só nos palcos. Chamamos "bihu xanmilon" e vê-se em qualquer lugar do Assam. Para encher saco, tem um monte de voluntários que vão para casa de pessoas para colecionar dinheiro para arrumar os bihu xanmilons. É saco mesmo.


Bom, nesse bihu, tem alguns jogos também. Por exemplo o "Mõh juj"( luta de búfalo)  e "Koni juj" (luta de ovo). Jogo de búfalo é um tipo jogo de luta entre os búfalos. Não há mais esse jogo nessa época. E luta de ovo é assim. Pega-se um ovo de pato ou de galinha e você bate-o com ovo de outra pessoa que quiser jogar. Se seu ovo quebrar você tem que da-lhe-o e vice versa. Eu gostava disso. Quando ia para casa da minha avó no bihu, eu tinha uns amigos e íamos para um lugar onde jogamos o jogo de ovo. E as vezes ganhava um monte de ovo e dava para a minha avó para fazer omeletes para mim e a minha irmã. Um truque para essa luta de ovo é sempre arrumar ovos pequenos porque eles são relativamente mais resistentes.

Husori

Espetinhos 

Goru Bihu

Koni Juj

Moh Juj
Gamusa


2 comments:

faz fofoca aqui.