Saturday, April 5, 2014

Carteira


Eu não sei por que até hoje não há um sistema nacional para armazenar os dados de identidade dos cidadões da Índia. Por isso que dá um problema gigante na hora de comprar um chip de celular ou seja na hora de tirar um certidão de antecedente de criminais ou qualquer coisa que pode-se imaginar. Eu acho que a origem desses problemas é porque não há um sistema nacional para armazenar os dados dos cidadões.

Pelo menos aqui quando eu tive que tirar um certidão de antecedente de criminais na hora de entrar na pós graduação, eu consegui tirar na hora. Nem levou cinco minutos.O cara olhou no sistema e verificou os meus dados e imprimiu o certidão e colocou carimbo e me deu na mesma hora. Agora na hora de tirar este certidão, leva mais que um mês na Índia. Eu pedi ao meu pai para fazer para mim e levou mais que um mês para tirar isso. Porque lá todas essas coisas acontecem só no papel. Se tivesse um sistema computarizado, a vida dos cidadões seria muito mais fácil. Eu não entendo por que a Índia não adotam essa mudança.

Ouvi nas notícias que lançaram um tipo de RNE na Índia chamado "Aadhar Card". Mas aquele dia eu perguntei ao meu pai se ele fez essa carteira e ele me respondeu que nem soube o que era isso. Então se alguém for fazer essa carteira, só deve ser o povo das grandes cidades como Mumbai, Nova Delhi , mas o resto da Índia vão ficar no escuridão. Até eu estava pesquisando sobre como fazer essa carteira na minha cidade do Assam e falaram que hão houve centro para faze-lo até então lá.Assim como é que a Índia vai avançar e poderá competer com os outros países desenvolvidos se os próprios cidadões enfrentam tantos problemas burocráticos para cumprir tarefas de dia a dia na terra própria ?

No comments:

Post a Comment

faz fofoca aqui.