Wednesday, April 16, 2014

Primeira menstruação

A primeira menstruação de uma menina é comemorada pelo menos no lugar onde eu nasci e cresci. Nós chamamos o "Tuloni Biya”. “Biya” significa casamento e então em resumo esse é um tipo de casamento mock.Esse ritual pertence à casta Ahom. Esse casamento pode ser um gesto simbólico para dizer que a hora de despedir a filha está perto por meio de casamento real no futuro.

Quando a jovem tiver a primeira menstruação, ela vai dizer à mãe ou uma amiga dela e a partir disso a notícia vai espalhar dentro dos relativos da família. Se a menina tiver menstruação fora da casa, ela vai permanecer no local com apoio da amiga ou mãe dela e alguém da família vai buscá-la. Para trazê-la de volta para casa, a família vai tomar cuidados de cobri-la com um véu. Porque é dito que ninguém pode vê-la nesse período.

Quando ela chega em casa,uma cama especializada é criada por ela com feno coberto com um lençol.Uma lâmpada é ascendida no quarto dela e frutas são dadas para ela comer.Ela não pode comer outras coisas menos as frutas.Nem um homem é permitido entrar no quarto dela e ninguém é permito tocá-la. Alguém da família vai para astrólogo para saber quantos dias ela tem que permanecer no quarto. Números de dias podem variar de quatro até 21 dias dependendo das posições das estrelas.

No quarto dia, ela é lavada com os próprios rituais de casamento hindu. Uma bananeira é plantada no lugar onde ela será lavada. Nem um homem é permitido no local. A mulher quem vai dar banho nela lava todas as roupas da menina menstruada e vai arrumar a cama dela também. Ela não vai comer nem um pedaço de comida até que ela não toma banho ou em outras palavras até que ela não está “limpa”.

Depois a festa começa. Aliás, uma festa pequeno para dizer mas a festa fica grande. Eu lembro que quando a minha irmã menstruou, a gente fez uma festa de “Tuloni Biya” muito grande. Convidamos todos os relativos e muita gente da localidade. A festa durou acho que uma semana.

É dito que os homens quem vão para essa festa de “Tuloni Biya” nunca vão ter bigode. E lembro que quando eu era criança, eu fui para umas festas desses quando ia para casa de avó nas férias de escola. E por isso que eu acho que eu não tenho bigode.

No comments:

Post a Comment

faz fofoca aqui.