Friday, November 13, 2015

Casa-Casa

Quando era criança, quando tinha quatro ou cinco anos, eu e a minha irmã brincavam de casa-casa, usando os "sari"s da minha mãe. Criávamos uma casa e ficávamos dentro dela brincando por horas longas. As vezes fazíamos casa com lençol e sujava tudo. Depois quando meu pai ou a minha mãe via a bagunça, levava umas tapas. Isso aconteceu daqui a 25 anos ou mais atrás. As vezes até dá vontade de fazer casa-casa agora.As vezes brincava de caixão-caixão. Minha irmã fazia um caixão com travesseiros e edredons e eu ficava dentro e as vezes até dormia na época de inverno porque no inverno faz 9-10 graus. É frio mesmo.

E hoje em dia, eu também brinco de casa-casa com a minha filha de três anos. Fazemos casa usando duas cadeiras cobrando com lençol.(Não tem outro jeito porque minha esposa não usa sari). Ela adora brincar de casa-casa. Fica quietinha dentro e assistindo Mitter Bean (Mr. Bean) no meu tablet velho.

A gente tem uma barraca e quando a nossa sala estava vazia, eu montava a barraca e ela ficava dentro brincado. Até dormia dentro dela. As vezes eu dormia dentro com ela. Ela adora essa brincadeira.Quem não brincou de casa-casa ? Tudo mundo, pelo menos uma vez na infância.

No meu caso, até foi muito melhor porque eu nasci cresci num lugar bem atrasado. Não existia prédios e só casas. Tinha mato, fazenda, florestas,rio e a natureza pura.O maior prédio que tinha na minha cidade naquela época era de cinco andares e todo mundo olhava para ele e contava as andares e até tinha gente que nem conseguia contar. Então, eu poderia passar todo dia fora da casa brincando na floresta, na fazenda, nadando no rio, correndo atrás das vacas, bodes...No verão, fazia um calor terrível. Então, as crianças da minha localidade gostavam de brincar na floresta. A gente fazia uma casa pequena de bamboo e levava umas roupas velhas de casas para fazer camas. Na floresta, a gente buscava frutas para comer. Ou as vezes roubava limão das fazendas dos vizinhos ou bananas ou abacaxi ou cana de açúcar. Se o vizinho tinha viso nos roubando, jogava pedra e a gente corria. Vida era assim, bem simples bem na natureza. Na casa, a gente comia essas coisas e brincava de muitas coisas. Contava história, levava papel e tinta para desenhar coisas e colocava na casa para ficar bonita. As vezes chovia e destruía a nossa brincadeira e tivemos que correr para a casa atual.As vezes a gente ficava tantas horas longas na casa de brincadeira que nossos pais precisavam nos buscar e até davam tapas para gastar tantos tempos em vez de estudar.

No inverno, a gente gostava de fazer essa brincadeira de casa-casa no arrozal.Fazia a casa com bamboo e palhas. Nessa época tinha muitas palhas espalhados no arrozal e a gente pegava e fazia as casas legais até fazia paredes. Era muito divertido. Hoje em dia não tem mais essas brincadeiras. Até a minha cidade pobrezinha está no caminho de desenvolvimento e as crianças de lá agora usam vídeo games etc etc. Eu nunca tive vídeo games, nem tinha televisão. A gente teve televisão só quando eu tinha nove ou dez anos. Como ligaria televisão , se a energia só ficava umas ou duas horas. Sempre tinha velas para iluminar as noites, estudava na luz de velas, jantava na luz de velas e dormia pelas sete da noite. Porque para nos naquela época, a única fonte de luz era o Sol. Por isso que todo mundo acordava cedinho de manhã,cinco horas ou antes. Até tinha uma competição para acordar cedo. Quem acordava cedo andava na rua e dava uns gritos, "Preguiçosos, o Sol já acordou". Tinha um velho que acordava quatro horas e gritava assim. Depois as vezes meu pai acordava e empurrava nos para acordar. Que vida de "Stone Age" né ?

Casa-casa hoje em dia, na vide de concreto.

No comments:

Post a Comment

faz fofoca aqui.