Sunday, September 28, 2014

Solidão

Eu não me lembro bem onde eu ouvi essa frase, "Sozinho é aquele quem está ansioso para a Segunda-feira no Sábado". Tem rasão nela. Aliás passei nessa fase também. Quando eu morava em Mumbai na Índia,para mim nada era pior que passar um fim-de-semana. Já escrevi como era a vida em Mumbai em algum post antigo. Então passar um fim-de-semana em casa sem conexão à internet era simplesmente terrível. Cansava de dormir.Não teve muitas coisas para fazer. Tem praia em Mumbai mas só é para cagar e jogar lixo. Tinha polução bastante em qualquer lado e Mumbai estava explodindo de humanos. Não teve lugar para colocar pé. A única coisa que eu fazia quando morava em Mumbai era ir para Vashi para alguns shoppings lá e comer umas coisas e fazer "window shopping" nas lojas caras e nada mais.

Então para mim passar um fim-de-semana era um pior castigo.E eu sempre preferia ir para trabalho nos fins-de-semana. Ia para trabalho para fazer nada.Ia para acessar internet e aprender umas coias de programação todo fim-de-semana.

Então,somando tudo, eu era sozinho de verdade quem procurava Segunda em fins-de-semanas.Hoje li essa frase no facebook de alguém e lembrei a fase de solidão.

Bom, agora também após um tempão, eu fico ansioso para a Segunda no Sábado. Sabe por quê ? Porque em Segundas tem escola do meu bebê. Pelo menos eu ou a minha esposa pode relaxar sem tomar conta de bebê. 

Wednesday, September 17, 2014

pais

Tem três tipos de pais na Índia.O primeiro, quem querem que seus filhOs ficam junto com eles para a vida inteira.O segundo tipo, quem mandam os filhOs longe deles mas querem que eles (os filhos) continuam mandando dinheiro para a família. E o terceiro tipo,quem querem que os filhos moram/ficam longe deles, em outro países possivelmente e depois se mudam para juntar com os seus filhos.

Qual é o ótimo ? Nenhum.Para mim é um mito porque as pessoas querem viver com seus filhos na vida inteira. Eu gostaria de viver a minha vida com a minha filha quando ela está bebê ou criança. A partir de adolescência os filhos começam a ser chatos e quero me afastar mesmo.


Thursday, September 4, 2014

C. U

Quando eu morava na Índia e fazia bate-papo com a minha esposa em Inglês,sempre mandava "see you" em fins de bate papos. Eu não sabia que ao usar essa frase na forma curta,ela significava coisa esquisita. Então,sempre mandava assim,"C U". Bom, ontem eu estava conversando com uma amiga minha na Índia e na hora de se despedir ela me mandou "C U". Eu ri viu.....

Wednesday, September 3, 2014

25 Graus

Está fazendo calor para caramba em Salvador e o povo deve estar gostando do calor. Pelo que eu vi no meu trabalho, o povo está colocando o ar no 25 graus. Gente esquisita da zorra. Fico suado no trabalho e o povo com a temperatura de 25 graus fica usando casaco. Ninguém merece ..... 

Tuesday, September 2, 2014

:)

As 08:00 horas, eu estava no ônibus indo para o meu trabalho. Ônibus lotado de gente. De repente,uma negona gritou "Seu descarado,vagabundo, toma no cu...". Olhei e vi que ela estava xingando um velho coroa porque ele passou a mão dele na bunda da mulher deliberadamente.Todas as mulheres no ônibus começou a xingar esse velho "filho da puta,manico sexual que queria fazer pula-pula na bunda da negona". Elas quase bateram, elas queriam pega-lo e levar para delegacia. Quado o velho saiu do ônibus,todas as mulheres gritaram e xingaram pelas janelas do ônibus. Depois ou ouvi a mulher ao meu lado dizendo que hoje a passagem foi aventurosa.  

Monday, September 1, 2014

Vergonha

Estou parado. Parado mesmo. Não acho mais graça de escrever mais. Ou talvez eu estou me sentindo velho para continuar escrevendo as babacas. Já fez 30 anos recentemente e de repente comecei a sentir muitas coisas diferentes na minha vida. Até os meus 29 anos, eu gostava de acordar cedo, ir para academia ou andar na praça. Mas agora, eu só quero dormir mais. Nunca mais senti a vontade de acordar cedo. Mas estou acordando cedo só por causa do meu hábito. Quero que esse hábito morre logo.

Gostava de dormir no chão puro sem colchão. Gostava de sentir o chão duro. Mas agora não aguento. Nunca mais consegui dormir no chão duro. Agora só uso colchão fofo para não sentir dor na coluna. Que vida chata ne. Nem fez 40 e estou me sentindo velho da porra.

Parei de gostar das babacas e besterias nas rede sociais. Não tenho mais facebook e nada. Não aguento o povo babaca no facebook.Estou no facebook mas somente eu na lista de amigos. Deixei a conta porque as vezes é melhor procurar informação nos grupos.

E também, não estou achando mais graça em Salvador. O salário na minha área é muito baixo e assim eu somente estou perdendo as minhas qualificações. Logo vou me mudar para outro lugar, somente esperando a minha pós graduação acabar. Também falando de pós, vou dizer uma coisa que não faça essa merda de especialização em Engenharia de Software na UNIFACS. Só perca de dinheiro. Eu fiz por duas razões 1) Ouvi dizer que a minha empresa cobraria 50% de custo da pós. 2) Só a UNIFACS não precisou a revalidação do meu diploma estrangeiro. A razão segunda é mais importante. Depois de inscrever na pós descobri que a empresa parou de pagar a 50% de mensalidade. Então me ferrei. Todo mes estou pagando 490 reais sem nem um apoio da empresa.

Bom, agora eu não tenho mais tempo para escrever merdas no blog. Estou estudando para tirar algumas certificações na minha área para que eu possa arrumar um emprego bom com melhor pagamento. Fui fazer uma entrevista numa empresa chamada Indra. Na entrevista, o entrevistador me perguntou o meu salário pretencial e eu lhe disse que 5.200 reais. Ele achou muito e me perguntou se eu gostaria de trabalhar com o mesmo salário que eu estava ganhando. Puta que pariu. Deu uma vontade de xingar mas por profissionalismo só lhe expliquei com gentileza que a razão principal de tudo mundo atrás de mudar de empresa era aumento de salário e eu também estava seguindo essa razão. Bom, no dia seguinte, na aula da minha pós, surgiu esse assunto de entrevista. Lá um aluno que também foi fazer a entrevista na Indra, disse que ele pediu o seu salário pretecial 2.000 reais. Puta que pariu. Por esse razões nós desenvolvedores têm condições pior que prostitutas. Uma prostituta boa cobra mais que 200,00 reais por sessão e esses vagabundos vão para entrevista e pedem somente 2.000 reais por mês ? Não é uma coisa de vergonha.E por isso que na Bahia, os programadores ganham salário de merda. Porque o povo não se respeita mesmo, não respeita seus próprios diplomas e aceita para trabalhar por qualquer dinheiro. Vergonha da porra.



Tuesday, July 22, 2014

Consulado

Ontem liguei para o consulado da Argentina para saber se eu precisava de visto para viajar para lá. A mulher lá me disse para dizer o meu email id para que ela pudesse me mandar as informações. Foi muito difícil explicar o meu email. Eu tive que falar letra por letra com referência. Por exemplo, “A” de Ásia e assim. Ao dizer “N” de Nigéria, ela ouviu “M” de miséria. Que saco ne.  

Sunday, July 20, 2014

Copa do mundo.Eu fui.

Estou muito cansado de escreve. Estou dando uma pausa porque não estou tendo muito tempo livre para continuar escrevendo. Trabalho,pós graduação,neném e um monte de coisas. Aliás não tenho tempo para ligar o meu notebook. Então por isso estou meio parado. Mas com certeza que vou voltar. Obrigado por sua paciência.

Bom, a Copa do mundo acabou. O fim não foi desejável. Gostaria se o Brasil banhasse na casa. Mas o Brasil jogou ruim para caramba. Bom, eu não sei muitas coisas de futebal e nem entendo muito bem. Mas pela minha observação posso dizer que o Brasil não joga muito bem se comparar com a Alemanha ou a Holanda. O Brasil foi até os jogos de oitavos só porque os outros times contras não eram bons. Se jogasse contra a Holanda ou a Alemanha na primeira fase, o Brasil não ficaria até os oitavos. Isso que eu percebi observando os jogos da Holanda e a Alemanha. Eles jogam muito bem. Cada jogador executa seu papel bem perfeitamente. A Alemanha mereceu a copa. Bom, desde o inicio da Copa, sempre torci para o Brasil. Mas no final torci para a Alemanha.


Gostaria de assistir um jogo do Brasil. Mas conseguimos comprar ingressos só para jogo da EUA vs Belgica que aconteceu aqui em Salvador mesmo. Fomos para lá e foi maravilhoso. O jogo foi ruim e lento,mas a experiência no estadio foi massa. Eu nunca tinha ido para estadio,nem estadio de cricket nem outro jogo. Em outras palavras, isso foi a minha primeira vez no estadio,num jogo de copa. Então foi uma coisa grande. Pagamos um pouco caro mas cada centavo valeu a pena. Eu fui direto do meu trabalho. Aliás eu tirei uma folga naquela tarde do jogo e acho que eu vou ter salário descontado por isso. Mas não liguei por isso porque eu não estava indo para jogo da Bahia vs Vitoria.

Eu não esqueci de levar uma "Gamosa", um pano tradicional de onde eu nasci, o Assam. Eu tirei um monte de foto com a gamosa. Depois eu mandei as fotos para o meu pai e o povo da minha terra. Postei as fotos num grupo de lá e virou viral. Aqui em baixo são umas fotos da copa. Veja aqui.









Durante a copa, a coisa mais engraçado foi o povo fazendo protesto contra copa. Que coisa ridículo.Em vez de torcer para o Brasil, o povo ainda gosta de protestar. Muito ridículo. Bom, agora a copa acabou e a vida do povo virou normal. Muitos gringos foram assaltados, alguns morreram e blah blah. E a vida de gente comum continua.. até mais.

Sunday, June 22, 2014

Fui roubado

Fui roubado no Bom Preço com muita gentileza. Ontem fui à Bom Preço que fica perto de onde nós moramos. Comprei umas coisas de casa e seis pacotes de achocolatados. Quando estava passando as coisas na caixa e colocando-os nas sacolas, de repente veio uma velha e começou a falar com a mulher que estava na caixa. Naquele momento eu não percebi nada e pensei que ela fosse uma tia ou algum parente da vendedora. Só depois quando cheguei em casa e abri as sacolas e não achei os pacotes de achocolatados,eu percebi que foi a velha que roubou os.Porque eu me lembro bem que ela tinha colocado a bolsa dela muito perto das minhas sacolas e tenho certeza que ela colocou a bolsa sobre a sacola de achocolatados. E assim que fui roubado. Ninguém merece.

Friday, June 20, 2014

Pamonha

Todas as pizzas têm a mesma base. Só varia as "toppings" e de acordo com isso varia os nomes de pizzas. Da mesma maneira, as músicas de Salvador têm a mesma base de pagode. O que varia são os instrumentos. Por exemplo,na época de carnaval, a presencia de instrumentos por exemplo "surdo","tan-tan" etc nas músicas é dominante mas a base de pagode sempre é persistente. Da mesma maneira na época de São João, vê-se a dominância de Triângulo,Sanfona,Tambor e Zabumba nas músicas enquanto a base de pagode fica intata.

Falando de São João, agora já estamos na época desta festival. Bom, pelo que eu vi não tem graça deste festival na cidade. Aliás não há comemoração nas cidades. Só rola festa de pagode no nome de São João. Por isso que a cidade fica vazia neste festival porque todo mundo viaja para o interior da Bahia pare ver o verdadeiro festival de São João.Bom, eu adorei esse festival também quando vi na primeira vez no ano de 2010. No ano de 2011 também teve uma comemoração desse festival na minha empresa. Foi super legal. Tinha dança,comida boca livre e muito mais. Pena que este foi a última festa de São João na minha empresa e depois nunca mais vi. Que pena! Também adoro as comidas desse festival. Adoro pamonha. Mas que pena que a última vez que eu comi pamonha foi no ano de 2011. Porque tinha um restaurante chamado "João Dourado" no prédio onde tem a minha empresa. Lá tinha pamonhas de vários sabores tipo pamonha de carne seca,pamonha de carne do sol,pamonha de linguiça. Era delicioso. Depois o restaurante faliu e a minha festa de pamonha acabou. Depois nunca mais achei pamonha perto de onde eu trabalho ou onde eu moro. As vezes vejo um menino na rua perto do meu trabalho vendendo pamonha mas eu morro de nojo ao vê-lo vendendo porque ele coloca as pamonhas numa caixa de plástico e ele deixa-o no chão onde o povo mija.Como eu já disse em algum lugar do meu blog que ser baiano de verdade é mijar na rua.


No ano de 2011 e 2012, tinha  festas de São João numa praça perto de onde nós moramos. Adorei. Tinha fogueiras, tinha forro,tinha drinques mas menos pamonha. Tinha foguetes e nós jogamos uns também.Humm até agora estua na busca de pamonha autêntica.

Monday, June 16, 2014

Bom Negócio

Quer uma dica de graça para ganhar dinheiro no Facebook? Vou lhe dar rapidinho agora. Faça login no seu Facebook, entre na parte do “help” e procure “como apagar sua conta”. Ali se acha a opção para apagar a sua conta. A parte desse momento você será a pessoa mais feliz do mundo, a pessoa sem gasto de tempo nas coisas fúteis. E assim se salva seu tempo e teoricamente se ganha tempo para gastar nas coisas úteis.
Eu fiz um bom negocio. Aliás, não é só bom. Fiz ótimo negócio. Finalmente apaguei a minha conta do Facebook. Fiquei com essa conta desde 2006 e gastei minhas horas inumeráveis, briguei com as pessoas, perdi controle de emoção nas brigas e resumindo tudo perdi o meu tempo e grana toda.


Eu tinha duas contas do Facebook. Numa eu tinha só as colegas do trabalho e em outra tinha as pessoas da família, o povo da Índia etc. No perfil onde tinha as colegas do trabalho era baixo astral. As pessoas eram sem criatividades. Só compartilhavam as coisas de salvar um gato ou cachorro, bode gaiato, show de pagodão e compartilhavam as coisas de outras pessoas. Mas ninguém postava postagens  próprias. Aliás, era um perfil super chato. Eu apaguei este perfil duas vezes e na segunda vez eu me prometi para nunca voltar para lá.


Outro perfil costumava ser legal. Eu tinha umas comunidades legais. Mas passo a passo elas também começaram a ficar chatas. O povo somente briga nas comunidades. Se alguém disser que “Estou adorando morar no Brasil”, vê-se uma briga surgindo com outros membros falando que o Brasil é uma merda e blah blah. Eu cansei bastante das pessoas. Em qualquer comunidade, nas maiorias das postagens só têm brigas. Também comecei a ver o povo botando postagens de ódio de outras pessoas e as outras pessoas comentando e discutindo e mandado a pessoa de ódio citada na postagem para o inferno com palavras tão repugnantes. Aliás, a vida das pessoas nunca ficou privada. Tudo mundo sabe da vida de outra. Nas brigas o povo perde a cabeça e nem liga para a saúde e insista ficar acordado as noites inteiras brigando com outras pessoas. No fim, o que é o resultado? Com certeza é você que perde o seu tempo e nada mais.

Colocando todos os pontos positivos, eu finalmente decidi apagar a minha conta e me prometi para nunca voltar para esse lugar cheio de demônio, cheio de ódio e cheio de gente desocupada. Bom, eu tinha uma visão cega que eu poderia ter algumas informações importantes nos grupos, por exemplo, sobre necessário de visto para viajar para algum lugar. Mas as besteiras que rolam nas comunidades é muito mais que as informações importantes. Então vale nada. E sobre amigos no Facebook? Haha. Grande mito.
Graças a deus que finalmente eu abri os meus olhos. Eu estava mantendo o perfil como um banco de fotos, mas agora como o Facebook já disponibiliza uma opção para baixar todos os seus dados da sua conta, com ajuda dele eu baixei todas as fotos e cliquei “apagar”. Daqui a 14 dias a minha conta vai ser apagada completamente. Vocês façam isso também em vez de gastar horas inumeráveis na terra de ninguém.




Saturday, June 14, 2014

Hexa

Impressionante!! A copa já está no ar e as pessoas ainda estão protestando contra dela. Vale o que essa manifestação agora em vez de curtir a Copa. Pelo menos aqui no meu lugar tudo mundo está comemorando. Estou vendo só cores lindos em qualquer canto de ruas.As bandeirinhas de cor amarelo,verde são lindas voando no ar livre. Os sons de vuvuzela e as bombas também estão acrescentando a beleza do ambiente da Copa. Vamos nós torcer para o Brasil em vez de ficar reclamando de tudo.

Até ao dizer ao meu pai que não iria assistir copa do mundo ele me falou que era coisa de vergonha. Eu não queria explicar sobre as dificuldades em encontrar ingresso mas eu gostei da empolgação dele. Porque ele queria falar para seus colegas do trabalho que o filho dele estaria no estadio da copa. Até eu fui meio burro para não me interessar em procura de ingressos para um jogo aqui em Salvador. Bom, pelo menos posso ir para o estadio em um dia e tirar foto em frente dele e posso mandar para ele dizendo que estava no jogo da copa.


Estou gostando do clima da Copa aqui. Tudo mundo está se vestindo camisas,roupas temáticas da Copa. As mulheres,homens,crianças e até os bebês. Até o meu bebê que não sabe nada de football está curtindo o clima segurando duas bandeirinhas do Brasil. O bebê se apaixonou tanto pelas bandeirinhas que dorme com elas, fica correndo em casa com elas e sai na rua com elas. Enquanto eu estou escrevendo este post, ela está aqui na sala assistindo  Peppa na televisão e segurando as duas bandeirinhas. É lindo ver os carros na rua com as bandeirinhas voando nas janelinhas. Em minha opinião, a Copa está mais bonita porque caiu no mês mais bonito do ano,Junho. Alem de fazer frio em Junho,tem festa de São João e muitas comidas deliciosas. E para decorar o clima das noites, tem drinques tradicionais gostosos tipo capeta,liquor e tem fogueiras e as músicas tradicionais de forro. É lindo simplesmente. Vamos torcer para o Brasil. Eu não gosto de football e nem assisto. Mas gostando o clima.

Monday, June 2, 2014

Copa do mundo



In downtown Belo Horizonte are 23 brothels, known locally as zonas. They are hidden up narrow staircases between shops in the grim city centre, a place so grey, in parts, that you could be in the old Soviet Union except for the scorching sun above. Nearby, in an empty office on the top floor of a shopping centre, a handful of the 2,000 or so prostitutes who work the city are getting English classes from a volunteer in order to cash in on the six matches the city's Mineirao stadium will host (including one semi-final). All the while, tucked away at the back of an indoor car-park, is Aprosmig - a union for those within the industry in the state of Minas Gerais (the name is a contraction of the "Minas Gerais association of prostitutes"). "For sure [the city's prostitutes] will get more money with the World Cup," says the fiftysomething woman working the desk. "In the nightclubs they'll be earning a lot. It's normal for foreign guys to look for them, they always do, and now there'll be more foreign guys. They'll do very well."

Leia mais aqui.


É verdade? Imagine se os meus pais virem isto. Eu ficarei com vergonha. Poxa, assim o Brasil está se exibindo como um país onde fazer sexo é a atividade principal de turistas. Também antes de chegar aqui, eu achava que o povo transa na rua e era muito fácil achar mulher em qualquer canto.



Atithi devo bhav


Na Índia há um ditado “Atithi devo bhav” que significa que o visitante na sua casa é deus.  A frase significa a relação entre o visitante e o hospedeiro. Essa mantra é ditada numa das “Upanishad”s  da Índia. Os Upanishads  são tipo livros que contêm os conceitos inicias da religião Hindu. Nos dias antigos as pessoas não viajavam por causa de problemas em viagens tipo não tinha meio de viagem e o povo tinha que andar a pé, problemas de animais selvagens quando tinha que passar nas florestas e um monte de problemas assim. Então, só as pessoas corajosas viajavam e receber e hospedar este tipo de pessoas era tipo orgulho. Neste contexto, o Upanishad disse que “Atithi devo bhav”.

Mas agora nessa época não vale essa frase. Tudo mundo tem meios de viajar. Pelo que eu vi só o povo do meu estado segue essa frase bem fortemente até hoje. Nas cidades grandes da Índia tipo Mumbai, Nova Delhi o povo não segue essa mantra. Porque ninguém tem tempo para cuidar de outros. E por isso que quando eu morava em Mumbai e dizia para o meu pai que eu nem  conhecia o vizinho do nosso apartamento , ele ficava surpreendido. E também quando as pessoas do Assam, o meu estado viajam para outras cidades grandes da Índia e após voltar elas sempre reclamam que o povo de cidades grandes não é amigável como  do Assam.


A situação do povo do meu lugar é assim. Em qualquer dia, em qualquer hora aparecem os visitantes na casa sem avisar. Depois, o hospedeiro trata-nos com comidas, bebidas e às vezes tem alguns caras de paus que ficam até o jantar. Eu sempre via essa cena quando eu morava no meu lugar. Os visitantes vêem só para conversar umas bestas e a maioria vêem para nossa casa para pedir dinheiro do meu pai. Então como eles podem ser “deus”. Ao contrário, eles são réus. 

Tuesday, May 20, 2014

O povo


Vai-se para um restaurante, fica-se na fila e se vê umas pessoas tão confundidas com o que escolher para comer e ficam ponderando e falando para si assim,”Vou comer o que hoje? Será que esse prato de carne é bom. Não, estou de regime”. É muito saco mesmo. Às vezes dá vontade de falar para tomar na “caneca”.


Tem uma lanchonete aqui no prédio onde eu trabalho. Sempre vejo umas mulheres chatas ali ficam ponderando no que comerão e até às vezes ficam perguntando ao vendedor para escolher um salgadinho ou doce para elas. E o povo que fica na fila atrás perde seu tempo. É chato mesmo.

Monday, May 19, 2014

Religião


Se você é religioso ou segue uma religião por que precisa mostrar para tudo mundo? A religião é sua e você siga. Por exemplo, no nome da religião por que precisa-se atirar foguete no céu como eu vejo as igrejas fazem. Pelo menos vejo isso só em domingos. Pior é na Índia. No nome da religião, o povo toca músicas religiosas ou mantras em volume alto todo dia em qualquer hora. As vezes acorda-se de manhã só por causa do som alto das músicas religiosas.


No meu estado, Assam, tem umas coisas religiosas chamadas “Akhanda Bhagavat”. A Bhagavat é uma parte da nossa sagrada escritura Mahabharata. No Assam tem umas festivais religiosos onde os religiosos lêem a escritura sagrada Bhagavat até o fim sem dar nem uma pausa. Esse festival é grande. O povo monta um palco grande onde os caras quem lêem o Bhagavat ficam. Quem quiser ouvir a Bhagavat pode ficar ali. Eles colocam caixa de som grande e com volume super alto. Então quem mora perto do palco estão literalmente ferrados. Não podem dormir em paz.  Mas muito engraçado é que eles só lêem a Bhagavat que foi escrita em “Sanskrit” e ninguém explica o que a escritura quer dizer na verdade. É a mesma coisa se você ler um livro estrangeiro para mim. 

Sunday, May 18, 2014

Templos

Tem tantos templos bonitos lá na Índia. Mas também há tantas regras antes de entrar nos templos que as vezes se brocha. Por exemplo em alguns templos no Assam, a minha cidade, entrada de mulheres é proibida, em alguns tem-se que tirar seus sapatos e deixa-los na entrada, em alguns não se pode entrar com calça ou roupa ocidental. Tem-se que se vestir religiosamente. As vezes enche saco meso.É por isso que eu nunca quis entrar nos templos e como via essa cultura atrasada desde a minha infância eu perdi a vontade de visita-los também.

A minha religião é Vaishnava, um ramo da religião Hindu.O Mahapurush Srimanta Shankardeva foi o pioneiro que tomou o maior papel em crescimento dessa religião no Assam. Ele criou uns teatros chamados "Ankia Naat" que diziam as coisas sobre lord Krishna. Até lá não tem problema. Problema é que nesses teatros,as mulheres não puderam tomar nenhum papel. Os papeis das mulheres foram tomados por homens vestindo "saari". Uma viadagem. Eu não sei por que as mulheres foram negadas nos teatros criados por uma pessoa tão grande e valioso. Até o nome dado  para ele  "Mahapurush" que significa "mais que homem". Então desde que ele espalhou a religião no Assam, junto com a religião ele também espalhou machismo. E pena que as mulheres nunca repararam isso e nunca reclamaram e aceitaram o que ele ensinou sem levantar nem uma pergunta. Até hoje se eu perguntar a minha mãe por que as mulheres não podem tomar papel nas "Bhaona"s, o teatro, ela não vai ter poder me explicar. Simplesmente ela me dirá que "não pode". Mas não sabe "não pode" por quê?

Nos templos no Assam, eu vejo que os homens fazem os trabalhos religiosos tipo cantar as mantras e as outra coisas. E na hora de servir comidas eles ficam sentados nos seus lugares e as mulheres servem-os comidas ou "prasada" (comida religiosa servida apos um ritual). É muito raro vê-se os homens servem comidas. Assim os trabalhos foram divididos por sexos desde a criação da nossa cultura. E agora as raízes do machismo é tão profundas que é muito difícil derruba-los.

Friday, May 16, 2014

Lixo

A cada dia, a nossa vida digital está se tornando mais difícil. Por exemplo, compra-se um celular hoje. Daqui a um ano vai ter atualizações no software (sistema operacional) do celular. Se o hardware do seu celular não suporta as novas atualizações do software, ele não vai poder aproveitar as mudanças. Até agora está tudo bem. Mas com o tempo passado, vai ter novas versões dos aplicativos que consumirão mais memórias e o resultado será a lentidão do seu aparelho. Clique-se no Facebook e ele vai pegar um tempão para se abrir. Assim vai-se perder sua cabeça e vai acabar em comprar outro aparelho.

Estávamos felizes com 3G. Mas agora com o lançamento do 4G, a felicidade nossa está sendo interrompido. Você vê um cara ao seu lado com uma velocidade de 15MB/ segundo cumprida pelo 4G e você fica com uma lentidão de 1MB/segundo pelo seu 3G e assim com certeza que um dia você pensará em jogar o seu aparelho de 3G e comprar um de 4G.

No fim da conta o que está acontecendo é que estamos criando um monte de lixo. A cada vez que nós compramos um celular, vem os acessórios como carregador e fone de ouvido consigo. Quando compramos outros novos aparelhos, vêm novos carregadores, fone de ouvido também. O que se faz com os outros acessórios velhos? Vão ficar em algum canto da gaveta na casa e um belo dia na hora de limpar a casa joga-se no lixo.


Pelo menos na Europa, agora uma lei foi aprovada que consta que todas as marcas de celulares devem construir aparelhos compatíveis com um carregador de padrão. Então a cada vez que se compra um celular só vem o celular no pacote. Pelo menos assim não vai ter muito lixo eletrônico. Uma etapa bem valiosa. Será que todos os países do mundo vão adotar essa lei?

Thursday, May 15, 2014

PF


Fui a Policia Federal para resolver umas coisas burocráticas na semana passada. Lá eu vi uns gringos vieram para pedir visto permanente. O senhor que fica na recepção disse a uma mulher que ela precisava autenticar os documentos no cartório. Ela lhe perguntou o que era autenticação. Engraçado que as pessoas vêem pedir visto permanente e nem sabem de autenticação no cartório.


Também vi que alguém ligou para o senhor no telefone para saber o estado do processo dele. Quando o policia lhe perguntou sobre o número do protocolo para verificar no sistema, a pessoa no outro lado do telefone não sabia o que era o número do protocolo. O policia teve que explicar que lá no papel que foi dado a ele havia um número por meio de qual a pessoa poderia rastrear o processo. Eu já reparei que o policia ficou irritado e disse que era gente chata.


Também já passei por uma situação assim. Uma vez um cara me perguntou se ele poderia entregar aqui na PF a certidão de antecedente criminais tirada no país dele. E eu lhe disse que ele teria que autenticá-la na embaixada/consulado do Brasil no próprio país dele para que ela fosse válida aqui no Brasil. Na resposta ele me disse que o documento dele era original e porque precisava autenticar. Ah. Deus me livre. Eu não tenho paciência para explicar essas coisas. E assim o povo vai para pedir visto permanente ou cidadania e ao levar um pau vai ficar reclamando. Bom, eu reclamo também das coisas burocráticas, mas pelo menos antes de entrar nos processos burocráticos pelo menos faço o que é necessário.

Sunday, April 27, 2014

Está chovendo

Pelo menos o clima está muito bom aqui em Salvador esses dias. Aliás está fazendo menos frio e adoramos aqui. Mas queríamos ir para praia nesse fim-de-semana mas não vai dar. Pelo menos o bebê está adorando o clima e está dormindo até mais que meio dia.Não há coisa melhor do que isso para mim. Posso assistir a uns filmes no computador.

Eu estava olhando uns filmes nos sites como www.filmesonlinegratis.net e www.megafilmeshd.net. Assisti alguns filmes de graça lá. Mas a maioria são bem vagabundos. Aliás a maioria do meu tempo eu gasto só na busca  de um filme bom e finalmente desisto. É saco. As vezes quando eu acho um filme legal, ele não roda no player do browser. É muito irritante. Também queria cadastrar no Netflix mas não sei porque o site dele não aceitou o CEP. Falou que teve algum erro no CEP. Tentei varias vezes e depois desisti.


Saturday, April 26, 2014

Nojenta

Hoje eu fiz uma coisa super errada. Aliás não fiz. Eu comi. Eu estava fazendo um curry de soja.Eu já tinha deixado O pacote aberto por uns dias no ar. Então eu nem liguei para isso e fez um curry super delicioso. E estava aproveitando o meu prato enquanto o bebê estava assistindo à Peppa na televisão.

De repente eu vi umas coisas estranhas no prato. Elas pareciam com alguns insetos. Quando olhei bem descobri que eram insetos mesmos. Fiquei com nojo. Os insetos estavam dentro de sojas. Porque quando deixa-se soja aberta no ar alguns insetos entram neles e botam ovo dentro e depois de uns dias nascem mais insetos. Que nojo.

Tirei uma foto com os insetos que destruíram o meu dia.



Linear thoughts

Um texto que eu tinha escrito há uns anos. Achei legal e queria repostar aqui no meu blog para não perde-lo.O texto está em Inglês mas o meu Inglês sempre foi fácil e é fácil hoje também. Se quiser pode ler os meus pensamentos. Colei embaixo.

    " I had been wondering over some topic that we studied long time ago in our Social Studies subject in school. It says that, "Only giving and taking makes a culture rich". I bet that generations after generations, students are reading these same lines, writing exams and even holding top positions in University examinations. But I guess very few people tried to understand the deep meaning of these lines and I am not ashamed to say that only later in my life , I could make what it actually means.

           Well, people will screw me if I bring about the topic of India to this point of discussion. Because we Indian people are born with the inborn quality of "WE ARE THE ONES".I have been suffering from some "Cultural Indigestion" for nearly three years since I started to think something out of the box. Born as an Assamese, I am fed with Assamese culture.Since I am born and been able to think, I had been seeing in my society that everything happen under some strictly bounded rules.Female has to be in Kitchen,she has to cook, she has to do all house hold works and male has to do outbound things. And if there is even slight change in things, it will be like something BAD BAD THING. Man must marry a younger woman. Person of one cast cant marry another cast.And if someone does, he/she is debarred from the whole society.And in fact,even though people suffer from this tradition, they never complain. Because we are so unable to think something RADICAL. This is only a few to give examples.

           There are in fact very few people from Assam that do something great to the nation or who is famous or a big guy. Why? Because if such questions are raised , we always embrace to our evergreen line : "What more we khar-khua axomiya can do?". Is this a self-satisfaction or self demotion. Instead of thinking why do not we change, we love to stick to the same old rotten linear thought process.


            In fact, we find it very tough to accept some cultural change.We never love to welcome some new culture and never want to give and take with another culture.We always misunderstand that, if we accept new changes we lose our originality.


            Well, people may complain that as I am not living in Assam and its always good to screw something where you are not in.But,is this wrong if I say for the improvement of my own motherland.No doubt, I love my motherland, I want my land to become fully flourished from all sides. Need is to change the linear thought process. Is this so much tough?And If I want to think something out of the box and do something undone there is it wrong ?"

Wednesday, April 23, 2014

Páscoa

Fomos para Massarandupió, Bahia na páscoa desse ano. Foi super legal. Ficamos lá três noites e pelo que eu vi a nossa filha aproveitou bastante essa passagem. Ficamos numa pousada chamada Atlântico e foi legal. O lugar era muito calmo e de noite fica escuro porque não há luz muito lá. Por isso que deu para ver as estrelas perfeitamente. Mas o único problema era os pagodeiros que passavam na rua em frente da pousada colocando músicas em nível alto. Foi irritante mesmo. A rua onde a pousada ficava não era de asfalto, era de mato. E eu me senti como se fosse o meu lugar natal, Jorhat.


Gostei da praia. Não tinha muitas barracas e muitas opções de comidas como aqui em Salvador tem. Lá tem uma praia de nudismo. Fomos para lá também, mas eu fiquei com muita vergonha e preferi permanecer na cadeira e nunca saí do lugar. Também coloquei uma toalha para cobrir a minha parte privada e fiquei sentada lá. Vi um monte de gente pelada e eu fiquei com meio nojo. Imagine vê-se um monte de rolas. Puta que pariu! A maioria das pessoas nuas eram as velhas. Sentou-se um velho na minha frente e vi o saco dele pendurado e eu fiquei com muito nojo e queria rir.


Lá onde tinha a nossa pousada, não houve muitas opções de restaurantes. Imagine que nós comemos no mesmo restaurante todo dia. O nome do restaurante era "Fundo de Quintal". Gostei das comidas especialmente as pizzas foram super deliciosas. Comida era cara. Pelo menos neste restaurante, os pratos eram gostosos. Mas no primeiro dia onde eu almocei foi uma porcaria. Um prato de frango assado custou 35 reais. Um prato feito. Veio com uns pedaços de frango, uma porção pequena de batata frita e uma salada. A batata frita era doce. Não sei por quê. Também a salada era meio doce. Eu tomei uma cerveja e no fim paguei 46 reais. Achei muito caro. O nome do restaurante era "Espaço Verde". Não recomendo. Ele nem era um restaurante chique. Ele ficava numa fazenda e vê-se uns cavalos ou bois andando lá. Tinha um monte de moscas nas mesas.


Tinha uns pequenos mercadinhos na rua e compramos água lá. Tinha cavalos nas ruas e sentia o cheiro (fedo) de cocô de cavalo e boi. Até parecia com o meu lugar natal. Não tinha televisão no nosso quarto e então depois de voltar da praia, tivemos nada para fazer. Então tirava uma soneca e acordava pelas 20:00 horas e ficava balançando na rede na varanda. Tinha uma piscina grande na pousada e adorei bastante.

Pelo que eu ouvi quando estava conversando com o dono da pousada, lá não havia nem um incidente de assalto ou roubo até naquele momento. E eu estava morrendo de andar na rua no escuro com celular e carteira no bolso. Com certeza qualquer pessoa que mora aqui em Salvador terá medo de andar na rua isolada e escura.

Friday, April 18, 2014

Post do ano de 2009

Eu escrevi este post no ano de 2009. Achei no meu notebook velho quando eu estava tentando instalar linux. Veja o post engracado.


DAY 36.
     This is the 36th day of my development work on the project(confidential). I am now in my cubicle. Started from my home to my office early in the morning by 8th am. Early  because , if  a catch local trains after 8 o’clock it will  be so heavily packed that all the breakfast I had would come out of my mouth under the pressure of heavily packed people. So I start early and finally reached office by 9-15 am. First think I do is to go to the toilet and wash off my hands..God knows how many bacterias I carry in my hands when I travel in mumbai local trains. And after washing my hands I went to my cubicle G-5,237 near the Coffee machine. And now I have logged into my PC with a view to complete my yesterday’s uncompleted works. Before starting it I logged into Gtalk as usual to check whether my GF is online or not. No, she has not come yet. Good!! Now let me finish my works as soon as possible and let me start chatting with my beloved GF. I have started work now. (Some technical description of my work:: I am working on some tool called TIBCO. I am in Telecom domain and I am developing some application using this tool. My application is “ValidateCustomer and ValidateBillRecipient”. I am implementing one network adapter that has these above quoted services that checks for a new customer for his/her authentication and so and so. I am not going in detail(its highly confidential). Ok fine!!! And we have to use some pallets in this TIBCO tool made in JAVA and have to implement logics in these already implemented pallets. Not very easy. Never think they are easy. )
       Okay now get to work. I had some f****** problem in the ValidateCustomer service. Ahh, let me fix it as early as possible and go chatting with my GF. Now I have opened my virtual machine(we do not work in our own local PCs. We work in the systems provided by our clients. These are systems of Netherland. So they are called virtual PCs). Ok fine!!! Get to work. I have opened my yesterdays service and started to look into the breakpoint where it is giving problem. F*** I cant even see any thing. Don’t know why its giving me problem. Oh nooo!! Its nine am now and feeling hungry. Lets go to canteen . Fast man!!!!! Fast. I have to fix it before my GF comes to GTALK. I hurried to the canteen. I usually come to office early so very few people are there in the office. I have put an order for a Banana Milk shake and masala dosa and went to the toilet for peeing. Hehe. … when I came back I have my breakfast ready. I took it hurriedly in 20 minutes and came back to my cubicle and started banging my head on that fucking issue. Time is running fast. Its now 9.30 am. I checked my Gtalk. She is not online. Come on!!!! Hurry up,Anupam!!!! Fast fast!!!.
       Banging my head a lot after I could not find out the defect and now its 10 am. My SPOC (Single Point Of contact……some terms used in our company and projects) came. Don’t worry it is not a machine. It is a human under whom I am doing the project. Ok, come to business!!! Now I have informed him about my hell problem and asked him for quick solutions(as you know I am excited to fix it as soon as possible). He came to my system and checked out my service and told me that there is some problem in the .xsd files. I could immediately guess this problem and uploaded the correct .xsd file soon. And now , see the magic. My service ran in full glory. Great!!!!! I have completed my service. Great man!!!!!  Now I can chat with my GF as much as I want.
       Now I have looked into my Gtalk. My God, she is not online till 10.30am!!! hmm..let me check my orkut and gmail. Generally orkut,gmail etc are blocked in our local pcs. But they are not blocked in the virtual machines. So , lets get started. But be careful. Ok!!!! If my boss sees my doing orkuting , he will screw me up. Hehhe.. and its great , my boss has not come yet. Lets do it. Now I have switched to my virtual machine and opened gmail and orkut simultaneously. Wooowwwwwoooooooooooooooooo!!!!!! My gf replied to the mail I wrote her yesterday, great !!! lets read it. What a sweet language she is writing!!!! I am very glad. Felt euphoric. I have read it many times. And I forgot that my clock ticked 11am. And I suddenly saw somebody pinged me. Great !!!! its She, for which I have been waiting. Now log off these orkut and gmail and let me switch to my local machine. Quick man !!!! quick !!!!.
           Now we started. Hehe…..
                        Shà hi…
                        Meàhiiiiii… how are you?
                        Shà fine..missing you.
                        Meà Me toooooooooo……….
            And I don’t know how half an hour passed without my knowledge. Ahhh…my came SPOC to me and said that I have to work in another adapter NOW. Phheewww!!!! I minimized my gtalk window and started to discuss with my SPOC about the new adapter. It’s a long discussion. But I am not able to concentrate. By gf is pinging me and I am not able to reply her. I am just telling my SPOC..ok , ok , ok, ok, fine , ok and nodding my head. Yes hehehe…. Now finally after 15 minutes he left and in no time I opened my gtalk to see what She is telling. Thank god!!! She has not got angry. I told her why I was not replying. And it’s good, she understands. So, no problem!! We again started chatting some different topics. And now the fucking bastard, the guy next to my cubicle came. He is peeping tom. Now he gonna peep into my window to see what I am chatting with my gf. Heheh!!! Its very disturbing to chat when this guy comes. He said me “hi” and I replied to told him “hi” and switched to my virtual machine to show him that I am very very busy with my work. Haha.!!! How many traps I have to play!! God knows.. good !!!! he is now busy with work. Again chatting started!!!
            Damn!!! My SPOC called me to his system to show me in detail to make the new adapter. Hmmm….!!! I have to go now!! And so I told my gf that I have to go to some emergency work right now. She forced me to stay in gtak. Hmmm!!!!! But I had to go. I assured her to come back soon and went to my SPOC and discussed the matter. It’s not a big adapter and I got the confidence to develop it myself alone. It was just to make some changes. Good!!!!!
            I came back to my desk and pinged her. Ahh….she is not replying me. I am worried. After some time she replied that she was reading my blog. Great!!! People read my blog too. I felt euphoric and made a plan to publish more and more to my blog.
            Hmmm… my god its 1.30 pm and it’s my lunch time and till I am chatting with my gf. And she is too replying me with great pace. Now I have to go to have chicken lunch. Today is Friday and we have chicken in Friday and Wednesday. So, I have to say my gf, bye now and its one of the toughest time for me. She would never let me go!!!! I know it and I like it. Ohhhh God!!!!! Its 1.30 pm and its Sh’s time for sleep(not in India). Now I have to ask her to go for sleep and after some forcing she would go with a promise to come again the next day. And thus we end up our chatting everyday.
            She has gone. I felt some emptiness for the whole day. Anyways I ran to the canteen with my colleagues and stood in a long queue. Felt as if standing in a queue for food in some flood affected lands. Anyways, I have got my full non-veg thali  for 45 bucks and went to a table and started eating. Yummmyyyyyy..!!!!!!  Now lunch is over in 30 minutes and we came back to our respective cubicles. Today is Friday and work pressure is low and I told my SPOC that I would start my work from Monday and it would not take very much time to develop that service. Now I am leaning in my chair. Damn, I have taken a huge meal and now feeling very sleepy! And now I called my next cubicle guy to go for a walk outside. He agreed as he is also feeling sleepy. We came out of the office and went to the road. Actually we have our office in IT colony and there are lot of IT companies in the IT park. We discussed about the other companies and the salaries. Heheh!!!! And finally we came back to our office.
            Now its 4pm and I am doing some other works. And from time to time just peeping into my gtalk to see if by any chances I can see Sh..heheh!!!!! ohh!!!! I am feeling pressure. I had a lot of chicken today. I hurried to the toilet. But alas!!! Some guys have already occupied it(may be, they also had enough chickens..heheh). so I came back to my cubicle. But I could not resist. So I went again to some another toilet and for my good luck I found empty toilets and in no time I entered. Ahh…..feeling so cool now. Good. I took 15 minutes and then came back. It’s now 4.45 pm. I started my work now. I am now helping deploying some Adapters in server. One of my colleagues facing some problems while deploying. So I am the expert in these fields. All issues regarding deployments come to me. Now I am feeling very happy to solve this issue now. Becoz I was feeling very sleepy. Okay!!!!! I went through the problem and worked it out and finally put an end to it. Pheewwwww!!!!!!! Now it’s 5.30 pm and now its snacks time. We went to snacks and did a lot of timepass. Because my actual work would start from Monday and got a lot of time to pass on this Friday. Now its 6 pm and end of official hours. People started going home slowly. But I don’t wish to go home now. Because if I go by now I will have to face heavy rush in train. So I waited upto 8 pm , surfing net and finally went home with two days(Saturday and Sunday) of holiday.
                                                Great!!! We will cook chicken in these weekend..






Wednesday, April 16, 2014

Primeira menstruação

A primeira menstruação de uma menina é comemorada pelo menos no lugar onde eu nasci e cresci. Nós chamamos o "Tuloni Biya”. “Biya” significa casamento e então em resumo esse é um tipo de casamento mock.Esse ritual pertence à casta Ahom. Esse casamento pode ser um gesto simbólico para dizer que a hora de despedir a filha está perto por meio de casamento real no futuro.

Quando a jovem tiver a primeira menstruação, ela vai dizer à mãe ou uma amiga dela e a partir disso a notícia vai espalhar dentro dos relativos da família. Se a menina tiver menstruação fora da casa, ela vai permanecer no local com apoio da amiga ou mãe dela e alguém da família vai buscá-la. Para trazê-la de volta para casa, a família vai tomar cuidados de cobri-la com um véu. Porque é dito que ninguém pode vê-la nesse período.

Quando ela chega em casa,uma cama especializada é criada por ela com feno coberto com um lençol.Uma lâmpada é ascendida no quarto dela e frutas são dadas para ela comer.Ela não pode comer outras coisas menos as frutas.Nem um homem é permitido entrar no quarto dela e ninguém é permito tocá-la. Alguém da família vai para astrólogo para saber quantos dias ela tem que permanecer no quarto. Números de dias podem variar de quatro até 21 dias dependendo das posições das estrelas.

No quarto dia, ela é lavada com os próprios rituais de casamento hindu. Uma bananeira é plantada no lugar onde ela será lavada. Nem um homem é permitido no local. A mulher quem vai dar banho nela lava todas as roupas da menina menstruada e vai arrumar a cama dela também. Ela não vai comer nem um pedaço de comida até que ela não toma banho ou em outras palavras até que ela não está “limpa”.

Depois a festa começa. Aliás, uma festa pequeno para dizer mas a festa fica grande. Eu lembro que quando a minha irmã menstruou, a gente fez uma festa de “Tuloni Biya” muito grande. Convidamos todos os relativos e muita gente da localidade. A festa durou acho que uma semana.

É dito que os homens quem vão para essa festa de “Tuloni Biya” nunca vão ter bigode. E lembro que quando eu era criança, eu fui para umas festas desses quando ia para casa de avó nas férias de escola. E por isso que eu acho que eu não tenho bigode.

Sunday, April 13, 2014

Sonho bizarro

Eu tive um sonho bizarro ontem a noite. Eu sonhei que estava viajando no Air France mas não lembro era aonde. Sentou se um velho ao meu lado no avião. O avião era muito grande. Até vi umas pessoas na frente para entreter nos. O aeromoça falou para nos apos um programa de entretimento que era hora de dormir. E eu tentei dormir. De repente o velho ao meu lado levantou e pisou no meu sapato que eu deixei na minha frente. Ele ficou com raiva e brigou. E eu também mandei o para tomar no cu. Depois eu pedi a aeromoça para mudar o meu lugar e ela me deu uns documentos para ir para outro lugar. E eu fiquei super feliz.

O avião era super grande. Tinha blocos de assentos dependo de origens de passageiros.Para as pessoas quem pegaram o avião de Mumbai, tinha um bloco de assento só para elas assim.Dentro de eu vi milhões de origens. Para a diversão dos passageiros tinha um rio dentro do avião e vi um monte de gente fazendo trilhas lá. Também vi um vulcão artificial. Também vi o céu mas era artificial. No meu ingresso o número do meu bloco era 320-2 e eu não estava conseguindo achar  o lugar. De repente encontrei um professor da minha faculdade. Era professor de física. Conversei um pouco com ele e ele me disse que ele estava indo para a França  e eu achei bizarro porque o povo do meu lugar nativo começou a viajar. Ele estava no bloco 340 e ele me falou para seguir a frente para achar o meu bloco. Mas eu nunca achei. Quanto mais eu segui à frente eu achei só as vilas onde eu tinha deixado muitas memorias da minha infância e de repente eu acordei com o o som de tosse da minha filha.

Era um sonho bizarro mas adorei. Seria melhor se tivesse só um avião que voasse para todos os lugares do mundo.  

Bohag Bihu

Eu já escrevi sobre o Bihu, nosso o maior festival no Assam. Tem três Bihus. Primeiro é o "Magh Bihu", depois o "Bohag Bihu" e o terceiro é o "Kati Bihu". Eu já escrevi sobre o "Magh Bihu" em Janeiro porque ele cai no mês de Janeiro. Também escrevi sobre o incidente de um cara de pau que jogou um machado para mim e eu quase morri. Bom, agora no mês de Abril cai o segundo bihu chamado "Bohag Bihu" or "Rangali Bihu". "Rang" significa cor ou diversão. Então esse bihu é para ter diversão e danças.

Bom, queria falar um pouco por que ele é chamado "Rangali" bihu. O "Bohag" é o mês assamêse quando o povo de lá começa a trabalhar nas fazendas de arroz e várias. Então para ter um fruto muito bom no futuro , tem que começar tudo com mentes tranquilas e felizes. Por isso nós comemoramos-o com muita diversão e danças para dar nossos espíritos uma força gigante para trabalhar com mentes felizes nas fazendas.

Usamos bois nas fazendas. Então temos que cuida-los também. Por isso o primeiro dia do Bohag Bihu é chamado "Goru Bihu". O dia é dedicado para os bois e vacas. Nesse dia, pegamos os bois e vacas para um lugar ou um rio e lavamos-os. Fazemos umas coisas que parecem com espetinhos aqui no Brasil. Mas em vez de carnes e frangos colocamos pedaços de berinjela,pepino e muitas coisas que eu nem sei os nomes. Então apos dar banho neles , jogamos os pedaços de vegetais neles e cantamos assim

Lau kha, bengena kha , bosore bosore barhi ja .
Mar horu baper horu toi hobi bor bor goru.

O significado é assim,

Come melancia, come  berinjela , cresça todo ano.
Sua mãe é pequena,pai é pequeno e você seja grande vaca.

É. Coisas bem simples assim. E os bois ficam correndo atrás dos pedaços para comer e também eles ficam com muito medo porque essa situação para eles é inesperada.

Depois de Goru Bihu, o segundo dia é o bihu de humanos. Nesse dia, mostramos respeito para os adultos da família e demos "Gamusha" um pano bem tradicional do meu estado. Temos comidas como sira-pitha,jalpaan, til-pitha etc sobre quias eu já escrevi no meu post anterior do Magh Bihu. Nesse bihu tem dança e isso é chamada "Husori". Em outras palavras "husori" é um grupo de pessoas que vai para casa das pessoas da localidade para cantar e dançar nos quintais. Mas agora nessa época nunca mais vi esse husori. Ninguém tem tempo para fazer isso. Agora vê-se husori só nos palcos. Chamamos "bihu xanmilon" e vê-se em qualquer lugar do Assam. Para encher saco, tem um monte de voluntários que vão para casa de pessoas para colecionar dinheiro para arrumar os bihu xanmilons. É saco mesmo.


Bom, nesse bihu, tem alguns jogos também. Por exemplo o "Mõh juj"( luta de búfalo)  e "Koni juj" (luta de ovo). Jogo de búfalo é um tipo jogo de luta entre os búfalos. Não há mais esse jogo nessa época. E luta de ovo é assim. Pega-se um ovo de pato ou de galinha e você bate-o com ovo de outra pessoa que quiser jogar. Se seu ovo quebrar você tem que da-lhe-o e vice versa. Eu gostava disso. Quando ia para casa da minha avó no bihu, eu tinha uns amigos e íamos para um lugar onde jogamos o jogo de ovo. E as vezes ganhava um monte de ovo e dava para a minha avó para fazer omeletes para mim e a minha irmã. Um truque para essa luta de ovo é sempre arrumar ovos pequenos porque eles são relativamente mais resistentes.

Husori

Espetinhos 

Goru Bihu

Koni Juj

Moh Juj
Gamusa


Friday, April 11, 2014

G+

Interessante! Tem gente que vem dar toques no bate-papo e perguntar como eu estou e quando respondo que "tudo tranquilo" me responde que "então tá". Bom, assim não é para responder à pergunta ? Gente boba. Ou a pessoa ficou infeliz porque tudo está andando tranquilamente. Cimentos/as.

Bom, descobri uma coisa interessante hoje. Sem eu saber o meu blog postava os meus posts no G+. Eu nunca soube disso e nunca usei esse G+. Não sei o que é isso. Google o criou para competir com o Facebook mas até hoje não está dando certo. Bom, meu ponto não é discutir sobre isso.Hoje cliquei o Anupam+ sem intenção e vi o meu perfil onde tem todos os meus posts do meu blog postados sem eu saber. Que coisa terrível. Também vi um monte de gente nos "Friend Circles" do perfil que eu nem conheço. Os "circles" contêm todos os pessoas com quem você tem uma relação discretamente por exemplo se você recebe um email de alguém desconhecido , o G+ adiciona-o no seu "Friend Circle" sem você saber. Grande porcaria. Deletei o meu perfil inteiro hoje. Tome cuidado com essas bestas.

Ovo de pascoa

É muito irritante as pessoas ficam reclamando que não estão conseguindo dormir, estão cansadas, estão sem diversão,têm muito trabalho e blah blah. Essas reclamações são só para o povo quem não tem bebê em casa. Aliás eles não têm uma cabeça para raciocinar o trabalho que um bebê dá. Então espero que vocês fiquem calados em vez de ficar reclamando das coisas que nem valem um centavo.

Eu estou cansado das pessoas postando no facebook sobre os preços de ovo de pascoa. Tudo mundo reclama que é absurdo o preço e muitas coisas. Bom, se você acha absurdo , pare de comprar em vez de poluir o facebook. Aliás com certeza que no fim você vai compra-lo porque não vai resistir à paixão.

Amazônia

Eu não sei o que que tem na Amazônia que todos os meus amigos me perguntam sempre se eu já fui para a Amazônia ? As vezes fico saco cheio. Até uma vez eu menti que fui para lá e coloquei umas fotos de florestas do Imbassaí.

Bom, tenho vontade de ir para lá sim. Mas tudo mundo sabe que os preços de viagem não são baratos. Aliás qualquer passagem de avião nacional do Brasil é cara. Imagine paga-se mais que mil reais para a Amazônia.Bom, quando morava na Índia, sempre passava no canal Discovery os programas sobre a Amazônia. Sempre passava programas de anaconda, capivara e eu também ficava ansioso para vê-los pessoalmente. Eu acho que antigamente eu também levantava essa questão da viagem para a Amazônia com qualquer brasileiro/a com quem eu conversava. Mas quando eu cheguei aqui pessoalmente e soube os preços caros e a vida cara daqui, eu me decepcionei.  

Wednesday, April 9, 2014

Orkut mania.

Vocês têm saudade da época do Orkut ? Eu tenho. Pois é, o orkut foi a plataforma do nosso união, eu e a minha esposa linda. Bom, na época da minha faculdade, o Orkut estava bombando demais. Não tivemos smartphone naquela época e então só os computadores salvavam nossa vida. Até na hora de almoço corríamos para hostel (onde nós morávamos na época da faculdade) só para ver se alguém escreveu um "scrap". E também ganhar o maior número de "scrap" foi um tipo de jogo para nos.

Tinha uma opção no Orkut para ver quem visitou seu perfil e ficávamos muito felizes quando víamos umas meninas quem visitaram nossos perfies. E também tinha uma parte no perfil "Sobre eu" e nós tentávamos ser muito criativos para escrever sobre nos só para impressionar umas meninas. Também tentávamos ser atraentes nos "status" dos nossos perfies. Sempre colocávamos umas frases bem atraentes somente para atrair umas meninas e nos mandar "friend request".

Agora eu acho que tudo era brega. Quando vejo hoje em dia essas coisas eu me acho muito brega. Naquela época de 2007 eu tinha colocado um status no meu perfil assim "I am 23 year and virgin". Que coisa mais brega do mundo. Até hoje eu vi umas pessoas colocam coisas assim no facebook. Acho que elas até hoje não conseguiram se livrar do hábito do Orkut :)

Monday, April 7, 2014

DD2

A minha mulher fala que quando ela era criança, ela tinha sua própria televisão no quarto dela e eu digo que quando eu era criança tivemos uma televisão na minha localidade. E a nossa televisão foi a primeira televisão colorida na minha localidade e nos todos os domingos o povo da localidade vinha para assistir as novelas.E eu tinha muito orgulho e falava para todo mundo que tínhamos televisão colorida. Que coisa atrasada! E nós tínhamos só um canal DD1 (Dor darshan 1). Era canal nacional e de graça. O DD2 era canal pago e passava programas bons. Eu sempre queria que o meu pai pagasse por DD2 mas ele sempre recusava porque achava que eu e a minha irmã ficariam só assistindo aos programas na televisão.

E eu via que para pegar o sinal do DD2, algumas pessoas da localidade botavam pratos grandes de alumínio nas antenas ou tentavam virar a antena todo dia só para roubar um pouco de sinal do DD2. Quem tinha dinheiro pagava por DD2 e nós tínhamos muita inveja deles. E para adquirir o sinal de DD2 eles tinham que colocar um disco gigante no quintal. E os vizinhos deles sempre apontavam as antenas arrumadas com prato de alumínio para o disco para roubar um pouco de sinal. Eu fazia isso também. Eu virava a antena montada num bamboo no quintal e a minha irmã ficava dentro da casa olhando a televisão  e quando ela via alguma coisa nela  gritava para eu girar devagarzinho até achar um ponto legal.


Quem botava antena no teto da casa , eu via alguém sempre ficava no teto para gira-la. E uma vez também aconteceu um acidente quando um cara caiu do teto da casa enquanto girava a antena para pegar um pouco de sinal do DD2 :)

Marido de aluguel

Para aproveitar a minha carteira de motorista, eu estava pensando em comprar um carro. Bom, os carros são caros demais aqui sem dúvida e por isso estava procurando um carro semi novo nos sites. Achei uns carros legais no olx . Mas achei uma coisa engraçada. Olha a foto embaixo. "Marido de aluguel". Bom, eu também gostaria de oferecer este serviço. Pelo menos vou ganhar uns dinheiros para comprar um carro :)




Sunday, April 6, 2014

Bebê


Eu acho que perguntar sobre o bebê a uma mulher grávida é tipo um crime na Índia. Aliás eu nunca vi ninguém na minha vida perguntando a uma mulher grávida sobre o bebê. Até acho que divulgar informação por ela sobre sua gravidez é um crime. Também quando trabalhava numa empresa na Índia, via as vezes umas colegas grávidas e  ninguém perguntava a elas nas conversas sobre o bebê.Em resume, todo mundo queria ignorar a barriga dela. Eu não sei se essa ignorância é por causa de vergonha de perguntar sobre o bebê porque pode ser uma humilhação da mulher porque a gravidez inclui o ato sexual dela. Bom, não sei não. Só uma hipótese. Também lembro que quando a minha mãe conversava com o meu pai sobre a gravidez de alguém, sempre o tom dela ficava grave como se estivesse conversando sobre um crime.


Eu imagino se os meus pais aliás qualquer indiano vir as mulheres grávidas aqui, eles vão achar muito bizarro. Porque aqui todo mundo fala tranquilamente sobre a gravidez, o sexo do bebê e blah blah. Também vão achar bizarro ao ver as mulheres com barriga para fora e tirando fotos da barriga. Não sei se isso é minha ignorância , mas acho que não tem essa tradição de comemorar "chá de bebê" na Índia. Porque eu sempre vejo surpresas. Fico falando com um amigo e ele sem me avisar depois de uns meses vejo o com um bebê recem nascido.


Bom, nem quero falar como era a gravidez na época da minha avó. Pelo que eu ouvi a minha mãe falando uma vez comigo que quando a mãe dela (minha avó) estava grávida, ela tinha que ficar num quarto separado como se ela estivesse contaminada de alguma doença. O resto eu não me lembro. Em resumo , eu não quero falar mais.

Saturday, April 5, 2014

Carteira


Eu não sei por que até hoje não há um sistema nacional para armazenar os dados de identidade dos cidadões da Índia. Por isso que dá um problema gigante na hora de comprar um chip de celular ou seja na hora de tirar um certidão de antecedente de criminais ou qualquer coisa que pode-se imaginar. Eu acho que a origem desses problemas é porque não há um sistema nacional para armazenar os dados dos cidadões.

Pelo menos aqui quando eu tive que tirar um certidão de antecedente de criminais na hora de entrar na pós graduação, eu consegui tirar na hora. Nem levou cinco minutos.O cara olhou no sistema e verificou os meus dados e imprimiu o certidão e colocou carimbo e me deu na mesma hora. Agora na hora de tirar este certidão, leva mais que um mês na Índia. Eu pedi ao meu pai para fazer para mim e levou mais que um mês para tirar isso. Porque lá todas essas coisas acontecem só no papel. Se tivesse um sistema computarizado, a vida dos cidadões seria muito mais fácil. Eu não entendo por que a Índia não adotam essa mudança.

Ouvi nas notícias que lançaram um tipo de RNE na Índia chamado "Aadhar Card". Mas aquele dia eu perguntei ao meu pai se ele fez essa carteira e ele me respondeu que nem soube o que era isso. Então se alguém for fazer essa carteira, só deve ser o povo das grandes cidades como Mumbai, Nova Delhi , mas o resto da Índia vão ficar no escuridão. Até eu estava pesquisando sobre como fazer essa carteira na minha cidade do Assam e falaram que hão houve centro para faze-lo até então lá.Assim como é que a Índia vai avançar e poderá competer com os outros países desenvolvidos se os próprios cidadões enfrentam tantos problemas burocráticos para cumprir tarefas de dia a dia na terra própria ?

Wednesday, April 2, 2014

Assalto

Poxa, aconteceu um assalto na academia onde eu malho. E pior que eu estava lá quando isso aconteceu. Tudo isso aconteceu atrás de mim e eu nem soube. Eu estava malhando no fundo da academia. O povo disse que veio um negão forte e apontou uma arma à recepcionista e pegou o celular dela e os quem deixou na mesa da recepcionista. Aconteceu isso pelas 20:00 da noite. Que saco! Não tem seguro da vida. Por isso que eu quero andar "pelado" , sem carregar nada de celular,carteira. Mas não é possível. 

Tuesday, April 1, 2014

Minha fralda

Eu não preciso falar sobre o lugar atrasado onde eu nasci e cresci. Pelo que eu lembro que na época da minha "babyhood", uso de fralda não era comum ou sei lá se existisse pelo menos no meu lugar. Então o povo colocava só um pedaço de pano nos bebês.

O incidente sobre qual estou querendo dizer aconteceu numa tarde  de um verão quando eu era um bebezinho.Já disse que a energia não faltava , ela só comparecia no meu lugar. Então quase todo dia faltava energia e por isso todo mundo preferia dormir no chão. Naquela tarde minha mãe me deixou pelado e eu estava dormindo com o meu pai no chão. Quando eu cresci, o meu pai me contava dessa historia. Ele contava que quando ele estava dormindo comigo no chão, ele sentiu como se eu estivesse massageando nele na cabeça e no rosto. Mas quando ele sentiu o fedo forte de cocô mole , o seu sono caiu rapidamente. Ele disse que eu tinha cagado no chão, estava brincando com o cocô e eu tinha colocado-o no cabelo e tinha inserido no nariz do meu pai. Imagine!!!

Sunday, March 23, 2014

400


Este post é o meu  quatro centéismo. Nunca esperava que um dia teria um blog em idioma estrangeira. Bom, a intenção na criação desse blog era só para eu me certificar numa prova CELPE-BRAS. Já me certifiquei mas gostei de continuar escrevendo meu blog. Porque fiquei viciado em escrever e cavar a idioma Português.

Bom, o meu pai é professor,autor e muito mais. Quando eu me comparo com ele, eu me acho como uma formiginha. Ele sempre me perguntava se eu gostaria de escrever livro ou outras coisas. E eu sempre lhe respondia que não tinha tempo. Uma mentira. Porque eu não tinha vontade de escrever nada e achava coisa chata. Mas agora pelo menos eu lhe respondo que eu tenho um blog em Português e ele se surpreende pensando como eu consigo falar e escrever em Português.


Eu lembro que quando eu tinha 13 anos e a minha irmã tinha 10 anos, nas férias de escolas, a gente brincava de ser jornalistas. Eu criava um jornal de notícias e ela também. Só coletávamos notícias da nossa sociedade e as coisas bestas. Não tivemos computador,videogame e nada de coisa eletrônica para passar tempo como eu já escrevi num post anterior sobre como é o lugar onde eu nasci e cresci.Então todo dia eu e a minha irmã saímos para visitar os amigos da nossa localidade e sempre coletávamos os incidentes pequenos para publicar nos nossos jornais.Era muito engraçado. Então no dia seguinte de manhã, a gente escrevia os jornais e trocávamos-os entre nos. Também desenhávamos umas figuras relacionadas as notícias. As notícias eram simples assim "A vaquinha do meu amigo fulano quebrou a beira da casa do fulano" e desenhava uma vaquinha quebrando a beira. Outra notícia assim "O fulano mijou na cama à noite e a mãe bateu nele na frente da sua casa para que tudo mundo possa vê-lo para lhe dar vergonha" e desenhava um menino chorando e a mãe castigando. Assim as coisas bem simples da nossa infância. Brincadeiras inocentes e sem graças.

Depois de terminar nossa sessão de jornais, nós mostrávamos-os para o meu pai também. Ele ria e falava para nos que para  ser uma escrita boa, ela (a escrita) teria que ser como se fosse uma pessoa viva conversando com quem que leria a escrita. E a minhã irmã não entendia e perguntava ao meu pai como um jornal sem língua ia falar.

Humm.. as coisas bobas. Escrevi este post na homenagem ao meu pai que sempre foi o meu heroi e até hoje é meu heroi.

Pagode

A minha academia vira um show de pagode à noite. Quase sempre quando eu vou para lá malhar as noites, sempre vejo o povo dançando ao som de pagodes ruins para caramba. É muito saco mesmo. Só de manhã é bom para malhar lá. A primeira vantagem é que ela fica vazia e não toca músicas ruins. Bom, eu não ligo para músicas. Até com pagodes tocados , eu posso malhar. Mas o problema é o povo porque eles ficam dançando e cantando  e isso me irrita bastante. Em resumo vira um show de pagode. 

Saturday, March 22, 2014

Gay



Eu fiz  meu ensino médio numa escola somente para meninos. Estudei lá por 6 anos. Então depois foi muito difícil para eu misturar com as meninas. Aliás eu fui criado num ambiente masculino. Então quando fui fazer ensino superior e graduação , foi difícil para eu misturar com as meninas. Sempre mantinha uma certa distância das meninas , não conversava com elas e nem dava um "oi" e nem respondia a um "oi" delas.

Na faculdade, onde fiz a minha graduação em Computação, os alunos sempre comemoravam uns dias  tipo "Dia de chocolate","Dia de flor","Dia dos namorados". Eu lembro que no meu último semestre lá, uma menina me deu um chocolate no dia de chocolate. Quando os meus amigos (quem também foram criados nas escolas masculinas) souberam disso, eu tive que leva-os para um restaurante chamado "Sugar & Spice"  perto da faculdade para dar uma festinha. Que coisa brega!!

Então, assim foi a minha vida. Quando via os meninos se misturando facilmente com as meninas , nós morriamos com ciumes porque a gente não conseguia se misturar como eles. Também misturei só com os meninos na graduação até o dia que saí da faculdade com o diploma.

Eu não procurei mulher na minha vida porque não sabia como fazer. Se a minha esposa não me procurasse, os meus pais teriam que arrumar uma menina para eu casar, aliás eu teria que casar "arranjado" ou seria um gay. Eu acho que eu já escrevi sobre casamento arranjado em um post bem bem anterior.

Friday, March 21, 2014

Selfies

Eu não sei por que as mulheres acham graça em fazer uma cara de mandar beijo com os lábios puxados por dentro da boca quando for tirar "selifies". Para mim, eu acho muito bizarras as selfies com essa cara. Olha a foto embaixo. Vocês não acham que as selfies  parecem com essa foto ?


Pior sotaque

Indianos têm o pior sotaque em Inglês. Tem razão explicada. Cada estado da Índia fala sua idioma prórpria e as vezes há mais do que uma idioma dentro do mesmo estado. Então quando uma pessoa for falar Inglês , o Inglês dele tem uma influência forte da sua idioma própria.

Por isso quando uma pessoa começa a trabalhar numa empresa multinacional, ela têm que passar por treinamentos rigorosos para neutralizar o sotaque nativo. Então quando eu começei a trabalhar numa empresa multinacional em Mumbai, tivemos que atender a uma sessão de treinamentos de três meses.

Bom, aqui é um vídeo que eu achei onde se acha o sotaque sem neutralização.



Wednesday, March 19, 2014

Música Brasileira

Se eu for ouvir música brasileira, eu preferirei as músicas da Paula Fernandez. Gosto dela. As músicas são bem leves sem barulho. Não se ouve barulho nas músicas delas.Pelo menos ela não fica gritando assim,"Vai vai vai..". Também ela não usa muitos instrumentos nas músicas. As vezes vejo-a só com uma violão. E as músicas são agradáveis e dá para ouvir quando eu for relaxar. A música dela que eu gosto o mais é "Voa". É bom. Nas passagens de longa distância, vou preferir as músicas delas.

Vestido Nacional

Qual é o traje nacional do Brasil ? Nunca veio para minha cabeça esse pensamento. Só que hoje quando eu estava vendo umas fotos do meu facebook e de repente eu me vi num traje indiano e pensei sobre isso. Na Índia, todo estado tem cultura diferente aliás um país multicultural. Então todo estado ou sendo mais específico toda cultura tem seus próprios costumes  de traje. Então, dentro de uma estado tem variação de cultura, então pode-se achar muitos trajes culturais dependo da cultura dentro do mesmo estado.

Então, aqui em Brasil, será que existe algum traje bem específico que diferencia um brasileiro/a de outros nacionais ? Eu acho que na Bahia, para as mulheres aquele traje branco da baiana de acarajé é o traje estadual. Será ? E para os homens ? Existe ? Para minha cabeça só veio uma imagem de um homem com um boné de estilo do Leo Santana,uma corrente no pescoço,uma bermuda e um par de tenis. Não posso imaginar mais que isso. Hehe. Me desculpe. O que eu vejo eu escrevo aqui. Se vocês souberem por favor não se esqueçam de me avisar.

Tuesday, March 18, 2014

Trabalho duro.

Quando eu era criança e tinha 6 anos, o meu pai me dizia que se eu trabalhasse duro teria sucesso na vida. Eu não entendia bem o que o trabalho duro significava.Um dia na escola, numa aula a professora mostrou nos um cara trabalhando na fazenda no sol e falou que era trabalho duro. Eu fiquei ponderando e pensei, se uma pessoa  trabalhasse no sol , seria um "trabalho duro".

Então, um belo dia eu fiz um escândalo.Aliás eu fui perdido e tudo mundo ficou me procurando. Porque em vez de pegar a rota normal para voltar à minha casa, eu peguei outra rota longa para chegar em casa. No sol eu fiquei andando e em casa tudo mundo ficou me procurando. Só uma professora me encontrou quando ela estava voltando à sua casa apos escola. Ela me perguntou porque eu estava andando sem destino no sol. E eu lhe disse o "trabalho duro" do meu pai.

Até hoje, quando eu for fazer algum trabalho duro, eu fico rindo pensando naquele incidente.

Monday, March 17, 2014

Pedalar

Esqueci de escrever uma coisa. Lembrei de repente quando eu estava tirando as minhas bicicletas do apartamento para colocar na garagem do nosso prédio porque o nosso apartamento está ficando cheio de coisas e precisamos lugar para o bebê ficar andando. Eu goastava de pedalar quando morava na Índia. Aliás quando fazia ensino médio, eu usava bike como um médio de transporte. Já escrevi que onde eu nasci e cresci não havia muitos carros naquela época ,então era tranquilo para usar bikes na rua. Só  parei de usar bikes quando me mudei para outra cidade para fazer graduação. E depois quando me  mudei para Mumbai por causa de trabalho, pedalar foi uma historia.

Então,  eu sempre sentia muita saudade de pedalar. Quando eu cheguei aqui no Brasil, sempre queria pedalar mas quando via os carros dirigidos por condutores de Formula 1, eu morria com medo de sair na rua de bike. Mas um belo dia a minha esposa maravilhosa comprou um bike por 120 reais (um caloi aspen que estava na promoção na Gbarbosa e realmente era um "ass pain" que dava muito dor na bunda). Eu fiquei feliz pelo menos sabia que ela nunca ia usa-lo, aliás a bike seria para mim. Mas acho que quase um ano o bike ficou no apartamento sem usar porque ninguém sabia usar onde. Mas um dia nós descobrimos o parque do Pituaçu e fomos para lá umas vezes mas paramos logo.


Então depois de mais um ano, eu juntei coragem para ir para lá sozinho e fiquei feliz após o resultado. Depois fui para lá em quase todos os fins-de-semana.Então foi muito massa. E um dia encontramos uns colegas do nosso trabahlo lá também e marcamos uns dias para pedalar juntos também. E pela primeira vez eu vi que tinha tantas mulheres sexy pedalando lá no parque , na orla. Fiquei empolgado. Também tinha umas bonitas no nosso grupo de pedal e eu fiquei muito empolgado. Porque eu nunca nunca via na minha vida as mulhere pedaladno na Índia. Aliás como as mulheres indianas vão pedalar com "sari"  ? Não tem opção. Bom, na época quando eu morava no Jorhat, a minha cidade pequena atrasada, via as mulheres pedalando com "sari" e era uma cena bizarra. Ninguém merece.


Bom, um dia apos pedalar com o grupo no parque do Pituaçu, eu postei umas fotos no Facebook e os meus amigos da Índia ficaram com curiosidade e me perguntaram,"Cara, tem mulheres ai pedalando contigo  ?" e eu com tudo orgulho disse "Com certeza. Eu pedalo só com mulheres bonitas. Vocês se ****". Hehe.. achou engraçado  ? Então continue comigo até o próximo post.