Monday, June 3, 2013

São João

São João está chegando e eu estou com a menor vontade de divertir. Meu bebê tem medo dos foguetes. Eu estou vendo alguns vendedores vendendo os foguetes perto do nosso prédio. Vou comprar aquilo que quando você joga no chão ele se explode.

Neste ano também não vai ter festa junina no meu trabalho.Que pena. Esta palavra "junina" é feia. "juni" significa piriquita na minha língua nativa (Assamese) e parece feio também.Prefiro falar festa de São João. Bom, só no primerio ano quando eu comecei meu trabalho tinha festa. Depois nunca mais aconteçeu.

Ano passado, eu não me lembro o que nós fizemos no São João. Estavamos muito preocupados,ocupados com nossa vida porque o bebê era bem novinho e dava muito trabalho. Então não foi nada divertido. Este ano pelo menos o bebê esta meio grande e espero que não vai dar trabalho. Eu odeio carregar bebê no colo. Minha costa e mãos doem. Agora bom porque ela já anda mas problema é que você tem que ficar olhando-a. Eu tenho vondade de prende-la com uma corda e deixa andando sem problema como aquele bebê da Mongolia no filme chamado "Bebê".

Quando eu era criança eu era muito endiabrado. Não obedecia meus pais e sempre foi castigado por isso."Diwali" na Índia é um festival que parece São João daqui.Quando eu era criança eu adorava o Diwali. Este festival cai em novembro de ano. Em novembro na Índia faz muito frio. E quando eu era criança, eu me arrumava com roupas de inverno, algodão nos ouvidos,  um boné na cabeça e saía para minhas aventuras em Diwali. Naquela época, as pessoas da minha sociadade, colocavam  árvores de banana em frente das suas casas.Colocavam alguns paus nas arvores e faziam uma estutura para colocar as velas para iluminar a noite de Diwali. À noite de Diwali, as pessoas brincavam com foguetes,bombas etc. Eu sempre tinha medo das bombas e por isso botava algodão nos meus ouvidos.Eu era tão chato que até eu roubava as velas de outras pessoas e colocava no nosso árvore.Apos nove de noite, sempre tinha um joginho de loteria. Na loteira só tinha coisas bem bem simples por exemplo lápis,caneta,um pacote de biscoito, uma caderna,duas baterias,um pacote de bomba etc. Simplesmente simples.Alias coisas bobas.Eu sempre ficava empolgado para isto e quando ganhava algo eu gritava em felicidade.Em umas ou duas horas o jogo acabava e nós voltavamos para casa. As velas de arvores ficavam fracas e se disligavam e nosso Diwali se encerrava. Daqui a pouco minha mãe me gritava para jantar e depos de jantar dormiamos antes de onze horas. Bem simples. No dia seguinte, tudo nosso quintal ficava cheio de lixo das bombas e meu pai obrigava-nos para limpar. 


Hoje em dia eu raramente vejo as pessoas colocam árvores de banana em frende da casa. Porque é muito chato e ninguem quer gastar um árvore de banana. Antigamente todo mundo tinha muitos árvores de banana mas agora ninguém tem um monte de árvores de banana. Também em vez de botar as velas  agora o povo prefere  colocar lâmpadas elêtricas.Sai mais barato e também menos trabalho. Mas eu não acho muito graça.

1 comment:

faz fofoca aqui.