Saturday, August 17, 2013

Avô

Ontem a noite o meu avô(pai da minha mãe) faleceu. Eu não tenho muitas memorias consigo mas estou triste. Ele não ficou ate o dia que eu queria levar minha filha para lhe introduzir. Que pena !

Os parentes da minha mãe são pobres. Também os parentes do meu pai também. Quando eu digo pobre , eu realmente quero dizer que é pobre.Até hoje não tem um ventilador na casa do meu avô. Então imagine a situação. Pior do que o povo da Amazonia.Quando eu era criança e ia para casa dele, nós dormiamos no chão para evitar o calor. Eles cozinhavam e cozinham (hoje em dia também)  comidas  no fogo feito de madeira. Sei la como explicar. Chamamos-o "souca".Para cobrir o teto da casa eles usavam e usam palha. Veja aqui mas não é exatamento isto. Pouco melhor. Dá para ver o céu através dos buracos no teto e quando chove água entra. Eles são fazendeiros. Vida deles é somente em fazendas com os bois,vacas, bodes etc. Quando eu visitava-os (na minha infância) eu gostava de ir para fazendas , brincava com vacas, os filhotes fofinhos de bodes ou vacas. Brincava muito e me sujava muito em campos de fazendas. Depois minha avó me dava um banho e dava alguma comida.Depois a gente jantava pelas 19:00 horas e pelas 20:00 horas todo mundo ficava no colo de sono. Isto era a vida. E de manhã todo mundo acordava pelas 04:30 horas e pegava os bois e ia para fazendas. Vida simples e sem nada.Eu ia para lá em Julho e em Dezembro de cada ano. Porque em Julho eu tinha férias de verão e em Dezembro tinha férias de inverno. Eu e minha irmã foram os primeiros netos , então nós fomos os mais amados.

Eu tinha um amigo que morava perto de casa de avô. Chamava-se "Konmoina". Nós bricavmos muito muito cada vez eu passava minhas férias lá. A gente ia para fazendas e procurava siris em fazendas que ficavam escondidos em buracos. Nós levavamos alguns ferramentos para tira-los. As vezes em vez de siri, saía uma cobra e nós corríamos.Também pescavamos em esgotos.Gostavamos de pegar "bullock cart" , iamos para florestas para procurar mangas e as vezes encontravamos alguns macacos em árvores.Tinha uma bicicleta da minha tia e a gente usava-a para fazer pequenas trilhas. As vezes todo o dia a gente pedalva para quelquer lugar e depois voltava a noite e minha avó me xingava. Em Terças e Sabados, sempre tinha pequena "bazar". As pessoas vendiam coisas de fazendas,galos,galinhas,bois,vacas,bodes,patos,joias bem vagabundas,comidas etc. Meu avô também levava as coisas da sua fazenda para vender. Eu também ajudava-o. Eu pegava algumas larangas ou limões e carregava até o "bazar" e sentava com ele no chão e vendia as coisas. Eu não tinha paciência para ficar sentado e daqui a pocuo eu saía para ficar correndo no bazar. Meu amigo Konmoina também ia comigo. Nós brincavamos "chor-police" (ladrão e policia) com outros meninos no bazar. Meu avô me dava um ou dois Rupees para comprar alguma comida. Eu comprava "matar ghugni", um prato feito de ervilha.Depois de vender as coisas meu avô comprava alguma coisa necessária para casa.

Quando eu ia para casa de avô em inverno depois de minhas provas da escola, eu tinha que ensinar matematica ao meu amigo Konmoina. Ele estuadava em uma escola perto da casa dele e ele tinha as provas sempre depois das minhas. Nós usavamos lampada de querosene para estudar a noite.Lógico que não tinha energia.

Humm..tenho muitas memorias da minha infância. Agora como nós crescemos,o meu amigo começou a ficar com vergonha. Porque ele ficou lá pobre e eu fiquei menos pobre.Eu também, passo a passo diminui visitar meu avô e avó porque não dava muito quando eu começei a ir para colégio e depois quando eu me mudei para outra cidade para fazer graduação, nunca mais deu para visita-los. Uma ou duas visitava-os e depois raramente.E agora , eu acho que ultima vez eu fui visita-los no ano de 2009. Imagine.E nunca mais eu vi o meu amigo da nossa infância. Ultima vez eu encontri-o no ano de 2000. As vezes fico com saudade. Posso fazer nada também.

Quando eu digo as coisas inocentes da minha infância para minha esposa , ela ri ou as vezes me chama "pobre". Mas quem vai entender o preço da minha infância! Somente eu. Eu passei por todas as etapas da vida. 

No comments:

Post a Comment

faz fofoca aqui.