Thursday, October 31, 2013

Funcionário

Eu acho que não há profissionalismo nos comportamentos de vendedores aqui em Salvador. As vezes eu gosto de tomar um milk-shake no Bob´s depois de almoço. Na maioria das vezes , eu vejo que os funcionários ficam nas caixas , mas em vez de tomar pedidos eles ficam fofocando. Há 5 caixas mas funciona somente uma caixa porque os funcionários das outras caixas têm coisa mais importante para fazer.."fofoca". Eu acho muito irritante. Tem-se que fazer fila.


Eu lembrei de uma coisa. Quando minha esposa estava na Índia, ela achou muito nojento ver os funcionários de um restaurante servindo sem usar sapatos ou sandálias. Eu acho que o restaurante foi "Shivali" que ficava perto do Victoria Terminus, Mumbai. Custo de mão de obra é muito barato lá na Índia. Então vê-se muitos funcionários em qualquer restaurante na Índia. Não tem pagamento fixo para eles. Nem existe algum tipo de contratação. Aqui pelo menos existe Carteira do Trabalho. Lá na Índia não existe nem uma coisa assim. Então os donos de restaurantes pagam qualquer coisa para os funcionários. Se não tiver lucro num mês, os funcionários não vão ganhar seus pagamentos ou nem um centavo. Também não existe salário minimo. Então , os empregados/as domesticas têm que aceitar qualquer valor de pagamento. O dono e o empregado/a têm que negociar o pagamento. Eu sempre vejo que quando nós precisávamos uma empregada, minha mãe sempre negociava. E depois se a empregada não dava certo, ela diminuía o pagamento dela e um dia a demitia. Essas coisas são muito comuns na Índia. Um empregado/a pode ser demitido/a em qualquer momento sem ganhar nem um centavo.


Por isso, o dono de um restaurante pode contratar um monte de funcionários para servir. Ele é o "godfather" quem vai decidir seus pagamentos , seus horários de trabalhar , suas demissões e tudo. Então ele não tem preocupação de mante-los. Se tiver prejuízo , ele vai demitir alguns deles para economizar.Eu acho que eles ganham 60 Rupees (menos do que 3 reais ) diariamente.

No comments:

Post a Comment

faz fofoca aqui.