Wednesday, January 29, 2014

Bisoni

Está fazendo muito calor aqui em Salvador. Cada dia que passa , o calor está piorando demais. Não estou conseguindo usar calça. Quando ando na rua para pegar um ônibus para o meu trabalho e quando chego no trabalho, eu fico totalmente suado. Depois no ar no trabalho , o suor seca e na hora de trocar roupa em casa depois de trabalho, cheiro um fedo horroroso. Nem quero falar sobre as meias.

Uma vez, alguns anos atrás , eu estava falando com um rapaz da Índia no Facebook. Ele me perguntou se nós tivemos ar condicionado e quando eu lhe falei que sim, ele me disse, "Nossa. Que sorte. Pode dormir até quando quiser e nem precisa acordar por causa do calor.". Eu achei engraçado. Na verdade, na minha terra atrasada onde eu nasci e cresci, ter um ar condicionado é coisa de ricos.Me lembro que uma vez um menino de quem a prima que se casou e na casa do marido dela tinha ar condicionado e ele depois de visita-la falou para nos que a prima se casou com um cara rico. Então imagine.

Bom, até hoje  não possuímos um ar condicionado na nossa casa em Jorhat. Meu pai acha que é uma coisa sem importância. Em outras palavras , ele prefere balançar um "bisoni" a comprar um ar. Aliás ele tem razão também. Na minha terra quase toda hora cai energia. Melhor dizer , a eletricidade fica só por umas horas e depois some por mais do que três ou quatro horas e esse ciclo fica repetindo no dia inteiro. Também a flutuação de voltagem é muito frequente. Voltagem normal no meu estado é 220V. Mas as vezes sobe a 440V é queima todos os equipamentos ligados. Assim uma vez a gente perdeu  ventiladores, televisão e geladeira. É saco também. Uma vez eu estava dormindo em baixo de um ventilador de teto. Caiu um trovão e o ventilador queimou. Quando a minha mão soube disso, ela se preocupou e chorou só porque o ventilador queimou  que foi recentemente instalado depois de ter queimado recentemente. Nem preocupou para mim, o ventilador podeira ter caído na minha cabeça e eu poderia ser morto. Até hoje quando eu penso nisso ,eu fico rindo. Então resumindo tudo, ter os equipamentos de eletricidade não vale no meu local. Por isso que até hoje o meu pai não instalou o lavador. Ele está ainda no lugar bem arrumado no pacote.

Bisoni.Um equipamento bem tipico na Índia. O povo usa no calor para ter ventilação.

No comments:

Post a Comment

faz fofoca aqui.