Monday, January 13, 2014

Magh Bihu

Hoje é Magh Bihu ou Bhogali Bihu no Assam, o meu estado onde eu nasci e cresci. Ele é tipo um festival de colheita como São João aqui no Brasil. Ele indica o encerramento de época de colheita no mês de Magh (mês no calendário do Assam) e de acordo com o calendário Inglês ele cai no mês de Janeiro. Como a época de colheita encerra, a época de disponibilidade de comida começa. A palavra "Bhog" significa "disponibilidade de comida" e por isto o festival é chamado "Bhogali Bihu" também como ele cai no mês de Magh , ele também é chamado "Magh Bihu".

Os comemorações do festival começam um dia antes do dia atual, aliás no ultimo dia do mês chamado "Puh". Chamamos o dia como "Sankranti".Nessa véspera , o povo constrói "Meji", uma estrutura feita de lenha,bambo ou folhas de árvores. Ela será ascendida no dia próximo, no dia do Magh Bihu, o primeiro dia do mês Magh. O meji é guardado por todas as pessoas da localidade quem participam nesse festival. No mês de Magh (Janeiro) faz muito frio no meu estado. Então para se proteger do frio, o povo constrói casas temporárias  feitas de palhas e bambos. A casa é chamada "Bhela ghar".O povo comemora essa noite com festa grande com comidas super tipicais do Assam.A festa é chamada "Bhoj". As vezes umas pessoas trazem "Lau Pani" (tipo de álcool ) e bebem escondidas.


No dia seguinte , no dia atual, todo mundo toma banho no amanhecer. Banho gelado. Tinha um rio onde eu passei a minha infância e eu lembro que o povo tomava banho no rio pelas 04:00 horas quando fazia uma temperatura de 9 graus. Depois de tomar banho gelado, tudo mundo se junta perto do "Meji". Os pessoas idosos ou religiosos ascendem o "Meji" e tudo mundo reza o Agni Devta,o deus de fogo na mitologia do Hindu. Muitos rituais são feitos nessa hora. Vários tipos de batatas como batata doce,muwa aloo,goria aloo são asadas no fogo para comer.O Magh Bihu é comemorado numa época quando o frio quase acaba e começa a fazer calor. É uma crença tradicional que o fogo do Meji termina o frio.

Várias comidas são feitas para esse festival. Por exemplo, Til pitha, Ghila pitha, Jalpaan, Doi, Teli Pitha,Narikolor ladu, Mithoi e muito mais. Por enquanto , eu não estou conseguindo lembrar de tudo. Não sei qual foi a minha ultima vez que eu participei nesse festival. Depois de sair do Assam eu nunca mais vi esse festival. Bom, desejo a todos um feliz Magh Bihu. Aqui embaxio são umas fotos que eu peguei da internet.

A "Bhela Ghar".
O "Meji".
O "Lau Pani".
Til Pitha.
Narikolr Ladu. (Bolinhas de coco)
O Japlan.
Ghila Pitha.

No comments:

Post a Comment

faz fofoca aqui.