Friday, January 31, 2014

Me-Dam-Me-Phi

Há sistema de casta na Índia. Em cada casta há sub-castas. A minha casta é Ahom e meu pai me falava que nosso antepassados foram guerreiros.Há uma crença  em Ahoms que depois da morte de uma pessoa ela vira "Dam" (antepassado) por poucas dias e logo depois vira "Phi"(deus). Eles também acreditam que a alma da pessoa que é imortal se junta com a alma supremo e ela abençoa a família.Parece com o filme Avatar.

Então toda família Ahom ora os seus antepassados e assim o culto de Me-Dam-Me-Phi originou."Me" significa doações.Em resumo esse culto é para orar os antepassados de uma família e doar as oblações.

Nós Ahoms comemoramos esse festival no fim do mês de Janeiro de todo ano. Aliás foi hoje, 31 de Janeiro. Quando eu morava na minha terra, no meu estado eu nunca foi  visitar porque eu achava muito chato.Tinha comida sim. Tinha arroz, curry de porco e outras coisas que nem lembro porque nunca fui.Só via quando meus pais traziam do festival. Em verdade, no Assam, tinha um crédito que somente os Ahoms comiam porco e assim os Brahmins (que se chamam casta chique) humilhavam nos. Mas agora tudo mundo come porco.Até os Brahmins visitam esse festival só para comer porco.Mas eu acho que o jeito de preparar porco na Índia é muito nojento. Eles cozinham porco e fica muito ruim. Eu nunca gostei de comer porco na Índia. Eu achava nojento para caramba e por isso que eu nunca ia para o festival. 

No comments:

Post a Comment

faz fofoca aqui.