Thursday, May 23, 2013

Puxa ou Porra

"Puxa ou Porra"?. A gramática de Português diz que "puxa" é um iterjeição que pode ser usado para mostrar euforia por exemplo "Puxa!Ganhei mega sena" ou pode ser usado para mostrar decepção por exemplo "Puxa!Hoje não foi meu dia de sorte".


Mas aqui pelo menos em Salvador, eu vejo as pessoas sempre usam a palavra "porra" em cada oração. "porra" significa "cum" em Inglês , alias esta palavra é um palavrão. Sera que o povo de Salvador não sabem a palavra correta "puxa" ou querem só usar o palavrão "porra" em cada oração. Fica extremamente feio. Antigamente eu falava "porra" em vez de "puxa". Eu pensava que era um interjeição. Mas recentemente quando eu estava lendo a gramática de Português , eu descobri que , a palavra certa era "puxa". Antigamente quando eu ouvia "puxa" , eu achava que as mulheres (algumas) falavam assim só para dar um estilo. Mas só agora eu descobri a diferença entre elas.


Eu também acho que o povo de Salvador usa muitos palavrões. Basta pegar um ônibus ou qualquer lugar publico, você vai ver um monte de gente falando assim "Porra! Você demorou. caralho", "Porra! Filho da puta, você saiu antes de mim". Nunca vejo nenhuma pessoa aqui que fala uma oração sem usar "porra".


Eu também acho que o interjeição "psiu" é muito ruim. Quando eu vejo alguém te chamando com esta palavra eu fico com raiva. Até as vezes eu não respondo. 

1 comment:

  1. O uso dos palavrões no lugar da interjeição não é uma exclusividade dos baianos. O brasileiro, de uma maneira geral, especialmente dos bairros de periferia (mas não somente), usa palavrão de uma maneira que ele nem considera como tal. O português culto é uma língua morta aqui, ainda mais com pessoas lendo o jornal "Massa!", que você gosta tanto.

    ReplyDelete

faz fofoca aqui.